Câmara de Vereadores aprova concessão de área para cooperativa de recicladores

A Câmara de Vereadores aprovou na noite de hoje(9), por unanimidade, a concessão de área, localizada no bairro Três Marias,  para a Cooperativa  de Trabalho de Recicladores de Esteio (Cootre).  A proposta, de iniciativa do Executivo, visa o armazenamento e a triagem de resíduos recicláveis. Segundo mensagem do executivo, a intenção é oferecer a cooperativa um espaço estruturado e adequado para a execução da reciclagem do lixo. A concessão, que também inclui os equipamentos, mediante termo de uso, será de 20 anos, com a possibilidade de renovação pelo mesmo período, havendo interesse do município.

Conforme a presidente da Cootre, Rita de Cássia dos Santos Souza, que esteve na Câmara com a equipe, a ideia é buscar parceiras junto o BNDES, Banco do Brasil e Funasa, que apoiam o cooperativismo, para seguir o trabalho de finalização do produto recliclável. "Agora temos o espaço para seguir trabalhando", explicou, ressaltando que a Cootre possui 30 cooperados.

A Cootre recentemente assinou contrato com a prefeitura. A empresa já vinha fazendo a coleta seletiva na cidade, porém com outro nome: a antiga Associação de Recicladores e Catadores Autônomos (Arca)."Com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e de parceiros, se tornou uma cooperativa, a Cootre", destacou a presidente.

A entidade, que chegou após encerrada sessão, foi recebida pelas vereadoras Michele Pereira (PT), presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, e Beatriz Lopes (PT), também integrante da comissão.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156