Câmara de Vereadores derruba veto ao projeto sobre Semana de Mobilização Municipal Doadores da Esperança

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores derrubou na noite de ontem(13), o veto total aposto pelo executivo ao projeto criando a Semana de Mobilização Municipal "Doadores da Esperança", de iniciativa do legislativo. À proposta, que  pretende conscientizar alunos da rede pública de ensino, bem como a comunidade, acerca da importância da doação voluntária de sangue, plaquetas, órgãos, tecidos e medula óssea, o executivo justificou o veto alegando existirem  leis que contemplam e incentivam a doação.

Ainda na ordem do dia, os vereadores aprovaram a alteração na Lei Municipal nº 5.753/13, que trata sobre o Plano Plurianual, relativo ao período de 2014 a 2017. A proposta pretende a inclusão de ações no programa Esteio Cidadã. Também foi aprovado o projeto alterando a Lei nº 6.212/15, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias deste ano. A medida visa a inclusão de ações no programa Caminhos de Esteio. Já em regime de urgência, os vereadores aprovaram a abertura de crédito especial - não previsto no orçamento, no valor de R$ 3,6 mil. Trata-se de recurso destinado a cobrir despesas junto à secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Confira os pedidos dos vereadores:

O Vereador Felipe Costella (PMDB) solicita ao Executivo:

A colocação de postes de iluminação na praça situada no Bairro Três Marias; a eliminação de broca na calçada da Rua Padre Felipe em frente ao número 1575 e rebaixamento do meio fio, pois é em frente a uma entrada de garagem; estude a possibilidade de colocação de quebra-molas nas seguintes ruas: a) Estrada do Nazário; b) Rua Presidente Vargas com a Rua Bento Gonçalves; c) Rua Taquara, proximidade do número 1165; que estude a possibilidade de decentralizar as sessões da Câmara Municipal na Semana Farroupilha para que sejam realizadas no Parque de Exposições Assis Brasil; que seja feita troca ou colocação de lâmpada nos seguintes endereços: a) Rua Airton Senna da Silva, em frente ao número 206 e 124; b) Rua Ingo Leopoldo Heberte, em frente ao número 206; c) Rua Elis Regina, em frente ao número 16; d) Rua 1° de Março, em frente ao número 23; e) Rua Mario Kuhn, em frente ao número 477; f) Travessa Jorge Souza de Morais, em frente ao número 65; a eliminação de broca na calçada da Rua Copérnico números 42 e 43, Bairro Tamandaré; que seja feita troca ou colocação de lâmpada nos seguintes endereços: a) Rua 1º de Março, em frente aos números 66 e 270, Bairro Figueira; b) Rua Gravataí, em frente ao número 384; c) Rua Boqueirão, em frente ao número 1175; a troca de lâmpada nos números 247, 255 e 297 da Rua Melvin Jones, Bairro Tamandaré.

Manifesta:

Parabenização ao Soldado Rodrigues, do Batalhão de Polícia Militar de Esteio, por seu ato de bravura e eficiência, que impediu um assalto em um estabelecimento comercial da cidade no último dia 10 de setembro.

O vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita:

A manutenção do bueiro localizado na Rua Vereador Ernesto Menezes, em frente ao número 711, Bairro Vila Olímpica; a substituição da lâmpada queimada do poste localizado na Rua Jocei da Silva Carvalho, em frente ao número 94, Beco 10, Bairro São José; a poda da árvore localizada na Rua Dona Isabel, em frente ao número 839, Bairro Liberdade.

O vereador Marcelo Kohlrausch (PSB) solicita:

A eliminação de broca na Rua Vitor Mateus Teixeira em frente ao número 235, Bairro Três Marias; o estudo da possibilidade de ampliar o atendimento da Unidade de Saúde Básica Votorantim; a reposição das tampas dos bueiros nas Ruas Josué Guimarães e Uruguai; a troca da luminária no poste localizado na Avenida João Paulo I, número 327, Bairro Jardim Planalto, bem como retirar os fios caídos na via pública, que se encontram na Rua Rio Pardo esquina com a Rua Frederico Ozanan e a troca do poste da Rua Carlos Chagas em frente ao número 435, Bairro Jardim Planalto; que providencie a troca do poste da Rua Carlos Chagas em frente ao número 435, no Bairro Jardim Planalto.

A vereadora Michele Pereira (PT) solicita:

A limpeza na boca de lobo, localizada na Rua Floriano Maia D’Avila em frente ao número 101, Bairro Jardim Planalto; a troca da tampa da boca de lobo, localizadas nos seguintes endereços: a) Rua Assis Brasil esquina com a Avenida Frederico Dahne, Bairro Três Portos; b) Rua Elba Stela Moretti Nunes, número 37, Bairro Três Marias; a notificação do proprietário do terreno baldio na Rua Assis Brasil ao lado do número 138, Bairro Três Portos, para que faça a capina, limpeza, cercamento e calçada no local;

A vereadora Jane Battistello (PT) solicita:

a colocação de sinalização e placas de advertências na Rua Airton Sena.

O Vereador Harri Zanoni da Center (PSB) solicita:

A eliminação de broca na calçada da Rua Manoel dos Santos, esquina com a Rua Santa Fé número 82, Bairro Três Marias; a urgente substituição de um poste de energia elétrica na Rua Nelson de Oliveira Melo, Bairro Jardim Planalto, bem como, urgente substituição do poste localizado na Avenida Das Américas, esquina com a Avenida Padre Antônio Vieira, Bairro Parque Santo Inácio; a eliminação da broca na calçada da rua Padre Felipe, em frente ao número 1575, e faça o rebaixamento do meio-fio, pois é em frente a uma garagem. Bairro Centro.

O vereador Rafael Figliero (PTB) solicita:

A notificação do proprietário para limpeza da calçada localizada na Rua Prata em frente ao número 77, o acúmulo de lixo e a poda de árvores está impossibilitando a passagem de pedestres pelo local; a colocação de sinalização e máxima brevidade nos reparos abertos no asfalto e não concluídos nas vias públicas da nossa cidade; reitera o pedido feito no dia 09 de agosto, para colocação de sinalização nos locais onde ocorrem as intervenções da Corsan em Esteio.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

registrado em: ,