Câmara homenageia atleta paralímpico

O esgrimista paralímpico Jovane Guissone recebeu uma placa com homenagem do Legislativo municipal.

26/06/2019 - Na noite de terça-feira (25), a Câmara entregou placa de menção honrosa ao atleta paralímpico Jovane Silva Guissone. A homenagem aconteceu durante o grande expediente da sessão semanal do Legislativo esteiense. Estavam presentes os vereadores Euclides Castro (PP), Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP), Harri Zanoni (PSB), Léo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PT), Mário Couto (PDT), Rute Pereira (MDB) e Sandro Severo (PSB).

Guissone, nascido em Barros Cassal e morador de Esteio, perdeu os movimentos das pernas em 2004, ao levar um tiro durante um assalto. Quatro anos depois, começou a praticar a esgrima paralímpica, tendo conquistado a medalha de ouro nas Paralimpíadas de 2012, em Londres. Naquela ocasião, derrotou Chik Sum Tam, de Hong Kong, por 15 a 14, na final da competição de espada, categoria B.

Atualmente, possui um acervo de aproximadamente 280 medalhas de competições brasileiras e mais de 30 conquistadas em campeonatos internacionais. O atleta já está classificado para a competir nas próximas Paralimpíadas, que vão ser realizadas em Tóquio, no ano que vem.

A homenagem foi fruto de uma proposição de Euclides Castro, que foi aprovada, por unanimidade, pelos demais vereadores. Durante o evento, ele ressaltou o caráter positivo da trajetória do atleta, que pode servir de modelo a ser seguido pelos jovens. “Ainda mais em uma sociedade e num tempo em que, infelizmente, somos carentes do bom exemplo a ser seguido por nossas crianças e adolescentes”, destacou o presidente da Câmara.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

registrado em: ,