Câmara homenageia Dia da Consciência Negra amanhã

A Câmara de Vereadores realiza amanhã, 22, às 19h30min, ato solene em homenagem à Semana da Consciência Negra, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Entre as atividades estão previstas apresentações artísticas e a entrega de honrarias a 38 pessoas envolvidas no Movimento Negro na cidade. Na oportunidade, serão entregues certificados para a Personalidade Negra, escolhida pela comunidade escolar.

Os debates deste ano no município giram em torno da importância do papel do negro na sociedade brasileira; combate ao racismo e outras formas de discriminação. O ato solene em homenagem à Semana da Consciência Negra, é uma atividade do legislativo e ocorre desde 2009.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. (Wikipédia).

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

registrado em: ,