Câmara participa da entrega de 13 casas-contêiner

29/03/2019 - Os vereadores Sandro Severo (PSB), Fernanda Fernandes (PP), Rute Pereira (MDB) e Felipe Costella(MDB), participaram nesta tarde, 29, da entrega de 13 casas-contêiner, instaladas na rua das Flores, atrás do Loteamento Pôr-do-Sol, pela Pre. Cada família terá um lote de 110 m². O conjunto usado como moradia é formado por dois contêineres modulares galvanizados, acoplados lateralmente, formando um ambiente de 27,6m² (4,6m x 6m), com pé-direito de 2,5m. Dotados de unidade sanitária, as unidades vêm prontas para as instalações elétricas e hidráulicas. As paredes são isotérmicas, ou seja, isolam a residência de excessos de calor ou de frio.

Durante a entrega, o prefeito Leonardo Pascoal, falou que a  conclusão do loteamento marca,  uma das metas  e  mais um objetivo estipulado no início da atual gestão. “Queríamos terminar com essa situação do aluguel social. Não para economizar, mas por entender a angústia que sentiam essas pessoas, mesmo que o valor da locação tenha sempre sido pago em dia. Agora, vocês vão viver com segurança, tranquilidade e poderão investir em algo que é vocês”, salientou Pascoal. Também o vereador Sandro Severo, ressaltou o grande avanço da cidade em termos de moradia.

O investimento para a aquisição das casas-contêiner é de R$ 424,2 mil. O custo estimado de cada conjunto da casa-contêiner é de R$ 30,3 mil. Em comparação, o kit de madeira antigamente utilizado pela Prefeitura para reassentamento de famílias que viviam em áreas de risco custa R$ 25 mil, mas tem um espaço menor (21 m²), ou seja, tem um custo por metro quadrado mais elevado e, além disso, demanda mais recursos para conservação e manutenção. Já os investimentos em aluguel social giram em torno aos R$ 11 mil por mês para a Prefeitura. Outros benefícios da moradia-contêiner são a sustentabilidade, pelo fato de ser uma obra limpa, com redução de entulho e de uso de recursos naturais como areia, madeira e água, e a praticidade, pela flexibilidade e agilidade na montagem.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156