Câmara participa do Dia do Desafio

30/05/2019 - Nesta quarta-feira (29), 485 cidades do Rio Grande do Sul participaram do Dia do Desafio, evento que incentiva a atividade física. A proposta é interromper a rotina e praticar algum tipo de exercício por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. Em Esteio, que desafiou a vencer a cidade venezuelana de El Hatillo,  não foi diferente. Em diversos pontos da cidade pessoas das mais diferentes entidades e órgãos, entraram no movimento, que acontece no município desde 2002. Na Câmara de Vereadores, por exemplo, servidores e vereadores realizaram a ação no Plenário, sob a orientação das professoras de educação física do Ginásio Edgar Piccioni.

O ano com maior envolvimento da população,  em termos percentuais foi 2005, quando 58% dos esteienses fizeram alguma atividade, derrotando San Mateo Atenco, cidade mexicana. A partir do ano passado, as cidades se “enfrentam” por três anos seguidos. Elas são, ao mesmo tempo, “adversárias” e aliadas, pois é feito um somatório das pessoas que participaram de atividades nas duas cidades e elas disputam, juntas, com outras cidades do mesmo porte para ver quem consegue mobilizar o maior percentual da população.

Dia do Desafio

O Dia do Desafio é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição saudável entre duas cidades. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

Criado no Canadá, o evento é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde.

Por Terezinha Bobsin - reg prof Mtb/RS 7156

registrado em: ,