Câmara realiza ato solene em homenagem ao Dia do Idoso

Evento ocorreu após a sessão ordinária, ocasião em que os vereadores fizeram a entrega de uma distinção do Legislativo aos homenageados da noite.

02/10/2019 - Na noite de terça-feira (1), o auditório do Legislativo ficou lotado com a realização do ato solene em celebração ao Dia do Idoso. A solenidade, uma proposição dos vereadores Mario Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB), ambos integrantes da Procuradoria do Idoso da Câmara, contou com a apresentação do Grupo de Danças das Turmas de Ginástica da Casa de Cultura esteiense, na abertura do evento. Na atividade, 12 homenageados indicados pelos vereadores, Poder Executivo e Conselho Municipal do Idoso, receberam uma distinção em reconhecimento à trajetória de vida, experiência e sabedoria em prol de nossa cidade.

Em seu pronunciamento, o proponente vereador Mário Couto, que também foi um dos homenageados da noite pelo Conselho Municipal do Idoso, destacou a importância da continuidade e da criação de novas políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, uma vez que estas vêm resultando em maior qualidade de vida e longevidade: “O estigma de que a pessoa idosa perde a sua independência, a sua capacidade de emitir opiniões, de tomar decisões, de participar ativamente, conscientemente de atividades sociais, políticas e econômicas, vem cada vez mais se distanciando da realidade atual de nossa sociedade, onde os idosos têm representatividade significativa na esfera econômica e política de nosso país”, falou, reforçando que em nossa sociedade ainda existe desrespeito, desprezo e maus tratos com a pessoa idosa.

A vereadora Rute Pereira, também proponente do evento, enfatizou o merecimento da homenagem: “O idoso é o centro de tudo, foram eles que tudo fizeram e continuam fazendo pelas famílias e pelo meio em que eles vivem. Nós nos sentimos orgulhosos e felizes em podermos hoje proporcionar essa singela homenagem para parabenizar e agradecer a todos vocês", falou.

O Dia do Idoso é comemorado no Brasil no dia 1º de outubro e tem como objetivo a valorização das pessoas desta faixa etária. Até o ano de 2006, esta data era celebrada no dia 27 de setembro, porém, em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de outubro, o dia do idoso foi transferido, de acordo com a lei número 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

Confira os homenageados e seus respectivos indicadores:

Carlos Alberto de Almeida – vereador Ari da Center

Ari.JPG

Mario Celente Couto – Conselho Municipal do Idoso

Conselho.JPG

Hélio Godinho da Costa – vereador Luiz Duarte

Duarte.JPG

Maria Lidia Kafer Bellebone – vereador Euclides Castro

Euclides.JPG

Dalma Regina do Amaral Oliveira – Poder Executivo (representado pela Secretária Municipal Tatiana Tanara)

Executivo.JPG

Alceu Vargas – vereador Felipe Costella