Câmara vai apoiar a conscientização do Dia Mundial do Autismo

01/04/2019 - Quem passar em frente ao prédio do Legislativo de Esteio, amanhã, 2 de abril, vai poder conferir a faixa sobre a conscientização do Dia Mundial do Autismo. Além da faixa, à noite, luzes azuis serão acesas em menção à data. Conforme o presidente da Câmara, Euclides Castro(PP), nada mais justo que o Legislativo se engaje numa campanha tão importante. "A ideia é informar e esclarecer a população sobre este transtorno no desenvolvimento do cérebro, que afeta mais de 70 milhões em todo o mundo", falou.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA . Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Estudos indicam que existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril,  foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos  e informação.

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

.