Comissão de Educação debate contrato de vagas na educação infantil

Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio solicitou informações sobre rompimento de contrato com a Escola Ser Pequeno

Com o intuito de esclarecer questões sobre o encerramento do contrato da Escola de Educação Infantil Ser Pequeno com a administração municipal, o Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (SISME) solicitou uma reunião na tarde de hoje (02) à Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara. Participaram da conversa os vereadores que integram a comissão, Bia Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB), Leonardo Pascoal (PP), além de Jaime da Rosa (PSB), bem como representantes da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE), do sindicato e da escola.

Em ofício enviado à Câmara, o sindicato traz a informação de que houve rompimento do contrato com a escola e a transferência das crianças à Escola de Educação Infantil Ser Criança. No documento, também é levantada a questão de irregularidades relativas à falta de alvarás sanitário e dos bombeiros. Na reunião, a representante da Secretaria Márcia Ribeiro informou que o contrato foi rompido em função de inadequação  da Escola Ser Pequeno às normas da vigilância sanitária. “A escola tinha conhecimento da possibilidade do rompimento desde o ano passado, com registro em ata”, disse. Sobre a situação das crianças, Márcia esclareceu que nenhuma delas ficou sem vagas, e que não houve necessidade de adaptações.

Outro questionamento feito em reunião diz respeito às formas de contratação por cooperativa, formato que algumas escolas adotaram. O assunto será abordado em uma reunião que deve ocorrer na próxima terça-feira(9) para tratar da situação das escolas em relação às adequações sanitárias e de segurança. O Conselho Municipal de Educação será convidado a debater essas questões, além dos representantes que integraram a conversa de hoje.

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156