Comissão de Educação solicita prestação de contas de cooperativa

Descobrir a quem pertence o material usado em projeto de inserção social direcionado a mulheres de baixa renda. Esta foi a pauta tratada durante a tarde de terça (4) pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto, que é presidida pelo vereador Euclides de Castro (PP) e composta por Rute Viegas (PMDB) e Márcio Alemão (PT).

A reunião aconteceu no segundo andar do prédio da Câmara e durou em torno de vinte minutos e contou com a presença do presidente do Legislativo, Felipe Costella (PMDB) e da vereadora Fernanda Fernandes (PP). Também estiveram presentes a secretária municipal de Cidadania, Tatiana Tanara e o secretário municipal de Educação, Marcos Hermi Dal’Bó, além da presidente da Cooperativa de Serviços (Cooserv), Marineusa Marques.

A Cooserv, desde 2012, executava um projeto destinado a capacitar profissionalmente mulheres moradoras de áreas carentes de Esteio. A iniciativa era patrocinada pela Petrobras e fazia parte do Programa Integrado de Inclusão Social, mantido pela prefeitura.

Atualmente, a cooperativa argumenta que parte do material usado no projeto é propriedade da entidade.

A vereadora Rute questionou a alegação. “A Petrobras de forma nenhuma disse que o material é da cooperativa. Só repassou para a cooperativa fazer a compra. Mas o material é do município”, opinou.

Para esclarecer a situação, os parlamentares definiram que a Comissão de Educação vai solicitar, por meio de um ofício, a prestação de contas da Conserv de todas as atividades que a entidade realizou na cidade.

Por Gustavo  Santos - Reg prof MTb/MG 14986