Comissão de Educação visita Érico Veríssimo

A atividade faz parte da série de visitas nas escolas municipais, particulares e estaduais durante as reuniões das equipes diretivas e  pedagógicas

Na tarde de hoje (25), a Comissão de Educação, Cultura e Desporto, presidida pelo vereador Euclides Castro (PP) e integrada pelos vereadores Márcio Alemão (PT) e Rute Pereira (PMDB), visitou o CMEB Érico Veríssimo, localizada na rua Santana, 253, Vila Olímpica,  para ouvir as demandas dos professores e funcionários.

Na oportunidade, os professores pediram algumas informações a respeito da realização de concurso público, sobre a possibilidade de realização de planejamento de aula de acordo com o Conselho Nacional de Educação de seis horas semanais, sendo quatro a distância e duas no ambiente escolar. Também foram solicitadas a revisão das normativas do triênio e quinquênio, bem como do salário básico dos professores.

O presidente da Comissão, Euclides Castro, afirmou que as exigências ouvidas serão encaminhadas ao Executivo, e que a educação é uma bandeira pela qual ele luta. “Não imagino uma comissão de educação que não esteja dentro das escolas ouvindo os professores e funcionários”, afirma.

A vereadora Rute Viegas esclareceu que o Legislativo está sempre aberto para receber as demandas da escola e da comunidade. “Os professores que receberem ideias de alunos ou pai de alunos podem nos encaminhar” enfatiza.

Márcio Alemão ainda informou sobre a possibilidade de realizar audiências públicas para esclarecer assuntos do ambiente escolar. “Além das audiências para discutir a educação vocês também podem visitar nossa comissão, que se reúne toda semana na Câmara”, explica.

Os professores agradeceram o espaço e destacaram a importância deste tipo de ação, onde podem compartilhar de forma mais direta as necessidades e explicitá-las aos parlamentares, "que irão repassar estas reivindicações ao Executivo", ressaltaram.

O CMEB Érico Veríssimo foi escola do itinerário de visitas às escolas municipais que está sendo realizado pela Comissão de Educação. A atividade faz parte da série de visitas às escolas municipais, estaduais e particulares. A ideia é conhecer a realidade das redes de ensino e aproximar a Câmara da comunidade escolar, através da participação das reuniões das equipes pedagógicas.

Até o momento, os vereadores já visitaram as escolas Oswaldo Aranha, Irmã Sibila Ana Burin, EMEI e Pedacinho do Céu. As diligências ocorrem sempre as sextas-feiras. A Comissão de Educação se reúne todas as terças-feiras, às 15h horas, no segundo andar da Câmara de Vereadores.

Por Danielle Della Passe - Estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin  - Reg Prof MTb/RS 7156