Comissão de Saúde discute realização de curso de manipulação de alimentos

Curso não trairia custos ao município. Trabalhadores do setor alimentício e casas de religião poderiam participar.

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, presidida por Rute Viegas (PMDB) e composta por Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT) se reuniu na tarde de terça (11). Na ocasião, os vereadores receberam Julio Cézar Ferro, representante da Sociedade de Artes, Cultura e Ensino. Também estavam presentes o vereador Harri Zanoni (PSB) e o vice-prefeito, Jaime da Rosa (PSB). Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de ser realizado em Esteio um curso de Boas Práticas de Alimentação.

A formação se destina a trabalhadores que manuseiam alimentos, como, por exemplo, funcionários de restaurantes e açougues. O curso tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos manipuladores sobre a higiene no preparo de alimentos para evitar intoxicações alimentares e a transmissão de doenças.

Outro público que poderia ser beneficiado são os seguidores de religiões de origem afro-brasileira. Julio, que também é sacerdote, explicou que os cultos realizados nas casas de religião mudaram após a década de 1970. Desde então, os rituais que envolvem sacrifícios de animais passaram a ser realizados coletivamente. Com isso, a carne deixou de ser consumida imediatamente. Porém, nem sempre pessoas preparadas para o manuseio de alimentos participam dos ritos, o que poderia prejudicar os cuidados com a higiene.

A vereadora Rute afirmou que a comissão vai buscar informações junto ao Sebrae e Senai, entidades que oferecem as formações. Segundo a parlamentar, o contato servirá “para ver se nós conseguimos trazer para Esteio este curso e convidar as casas de religião para que participem”.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986