Comissão de Saúde recebe Relatório de Gestão de Recursos do SUS

Documento com dados financeiros da área de saúde foi entregue aos vereadores, durante reunião com representantes do Poder Executivo.

20/10/2020 – Durante audiência pública realizada na tarde de terça-feira (20), a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência, presidida por Sandro Severo (PSB) e composta por Leo Dahmer (PT) e Rute Pereira (MDB), recebeu o Relatório de Gestão de Recursos do SUS. O documento trata do segundo semestre de 2020 e foi apresentado pela secretária municipal de Saúde, Ana Boll e a administradora Angélica Pacheco. Também participaram do encontro os vereadores Assis Brasil (PT), Euclides Castro (PP), Fernanda Fernandes (PP) e Luiz Duarte (PT).

De acordo com os dados entregues aos parlamentares, Esteio tinha um saldo de R$ 13.651.795,51 na área de saúde, no último dia de agosto. R$ 78.119,62 vieram dos cofres municipais, R$ 1.774.618,31 são provenientes de recursos estaduais e R$ 11.799.057,58 são oriundos de recursos federais.

Esta é a primeira vez em que os números tratam de um período totalmente impactado pela pandemia do novo coronavírus. Até o final do segundo quadrimestre, o Município recebeu R$ 7.852.397,00 do governo federal para enfrentar a crise sanitária causada pela covid-19. Na mesma data, R$ 3.817.420,37 do valor já haviam sido gastos e R$ 5.651.421,88 ainda estavam disponíveis.

Porém, o saldo inclui verbas já empenhadas, que não podem mais ser gastas livremente. Conforme explicou Angélica, ao fazer um processo de licitação, a administração pública precisa indicar a origem orçamentária do valor que será pago ao vencedor. Enquanto todo o trâmite não é finalizado, a soma fica bloqueada. “Esses R$ 5 milhões, na verdade, já estão comprometidos”, explicou a administradora.

Encontro foi transmitido ao vivo

As audiências públicas de apresentação do Relatório de Gestão de Saúde são previstas pela Lei Orgânica e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Normalmente, são abertas ao público, mas devido às medidas de distanciamento praticadas em combate à covid-19, a reunião de terça-feira (20) foi realizada sem a presença da comunidade. Ainda assim, os cidadãos puderam acompanhar os trabalhos, ao vivo, pelo canal do YouTube da Câmara. O vídeo continua à disposição da população no link abaixo:

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio