Comissão de Saúde trata de demandas da comunidade com secretária

Parlamentares trataram de questionamento feito por cidadão sobre agendamento de consultas na rede de saúde do município

Durante a tarde de terça (23), a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, presidida por Jaime da Rosa (PSB) e que tem como membro a vereadora Michele Pereira (PT), se reuniu com a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Goularte Macedo. Na ocasião, os parlamentares trataram de um questionamento a respeito do agendamento de consultas na rede básica municipal.

Por meio das redes sociais, os vereadores foram informados por um cidadão de que os usuários da rede básica de saúde estariam “amanhecendo” em filas para marcar um atendimento médico. Ele questionava também o motivo de não estar sendo feito o agendamento eletrônico de consultas.

Durante a reunião, Ana explicou que apenas as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) Claret e Ezequiel ainda se utilizam de fichas para a marcação de consultas. As outras unidades já adotam o sistema de acolhimento, no qual um enfermeiro verifica se a demanda do paciente necessita de uma consulta médica ou se pode ser resolvida imediatamente, pelo próprio profissional.

A secretária relata que a maior dificuldade para a implantação do serviço é a necessidade de profissionais especializados, uma vez que técnicos em enfermagem não estão habilitados a realizar esse tipo de triagem.

O presidente Jaime também relatou ter recebido informações de que duas profissionais não estariam atendendo na UBS Planalto. Ana afirmou que o caso se deve a um problema particular que impossibilita o trabalho das duas médicas. Ela disse ainda que a Secretaria já está tomando as medidas necessárias para que novos profissionais sejam contratados em caráter emergencial.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTB/MG 14986

registrado em: ,