Comissão de Urbanização debate situação dos canteiros centrais e continuidade das obras na avenida Presidente Vargas

As caixas de passagem de energia elétrica e telefonia, colocadas dentro canteiro central da avenida Presidente Vargas depois da obra de revitalização do Centro, foram, mais uma vez, tema de reunião na Câmara de Vereadores, na última terça-feira, 6, à tarde, entre os vereadores da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, Leonardo Dahmer (PT), Harri Zanoni(PSB) e Jane Battistello(PMDB),  a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o empresário João Vargas. O problema, conforme relatou o empresário na reunião de 30 de agosto, é que as caixas estão dentro das floreiras,  e, algumas, soterradas pela repavimentação recentemente colocadas, dificultando o acesso das concessionárias de energia e telefonia. Para Vargas, que necessita instalar internet em duas lojas do Shopping Vida Bella, faltou planejamento. "Recebi a informação de inviabilidade técnica para instalação de banda larga", alegou.
De acordo com a representante da secretaria, a arquiteta Viviane Poletto, houve um estreitamento dos canteiros para tornar o local mais seguro e forçar a passagem dos pedestres por locais destinados a travessia, através da faixa de segurança. Entretanto, conforme a arquiteta, foram encontradas diversos problemas, a exemplo de caixas mais baixas que precisaram ser adequadas ao novo projeto. "Tivemos a preocupação de fechar os espaços, deixando várias aberturas de uma quadra para outra,  para que o pedestre faça a travessia em local próprio.", reforçou, destacando que o problema das caixas será solucionado. Portello aproveitou para informar que a segunda parte  do projeto de revitalização está em fase de licitação e compreenderá as quadras entre a rua Padre Felipe e Avenida Claret. O início das obras, conforme a arquiteta, deverá ocorrer entre outubro e novembro. "Será uma obra diferente,  mas com mesmo conceito de passagem de pedestres", afirmou.
Segundo o presidente da comissão, Leonardo Dahmer, com a nova etapa, é preciso que a secretaria realize mais reuniões com os comerciantes, informando as mudanças, de loja em loja, para que todos tenham conhecimento do novo processo e das alterações na avenida.  Participaram também o secretário de Obras e Viação, José Luiz da Silva e o vereador Jaime da Rosa (PSB).
Por Terezinha Bobsin - reg Prof MTb/RS 7156
Foto: Gabriel Rodzinski - estágio em Design Gráfico