Comissão de Urbanização ouve explicações de gerente da Corsan

A reunião foi convocada para que responsável pela empresa explicasse motivo de problemas como falta de água constante em Esteio

A Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, presidida por Mário Couto (PDT) e composta por Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB), recebeu o gerente da unidade de Esteio da Corsan, Luciano Vieira Brandão, durante a tarde de terça (31). Na ocasião, foram tratados temas como a falta de água em Esteio, problemas no recapeamento de ruas e avenidas após obras e entupimento de redes. A reunião foi solicitada por meio de um ofício do vereador Márcio Alemão (PT), que compareceu ao encontro. Também esteve presente Sandro Severo (PSB).

Brandão apresentou explicações sobre a interrupção frequente do fornecimento de água na cidade. O caso mais grave aconteceu entre os dias 7 e 10 de janeiro, quando a cidade ficou sem abastecimento de maneira ininterrupta. O problema aconteceu em consequência da enchente que atingiu Rolante. O barro trazido pela cheia chegou até o trecho esteiense do Rio dos Sinos e atingiu a área de captação. Como consequência, as bombas de tratamento tiveram de ser desligadas.

O gerente da Corsan explicou que esta situação causou problemas adicionais no sistema de distribuição de água na cidade. “Quando retoma, retoma com problema de turbidez na água, porque ficam adensadas nas pontas de rede e as pressões, mesmo que comecem a ser inseridas devagarinho no sistema, elas acabam gerando vazamentos, principalmente nos ramais e quadros das casas”, afirmou Brandão.

Ele acrescentou que ainda há ramais sendo consertados por esse motivo. Também informou que a partir desta quarta (1), um novo contrato entra em vigor e as obras de conserto de redes passam a serem feitas por uma outra empresa terceirizada. Porém, todos os trabalhos que já estão em andamento vão ser concluídos pela companhia anterior. A nova contratada é responsável apenas pelas obras que se iniciarem após o início de fevereiro.

Em casos de falta de água causados por obras nas redes, o site da Corsan costuma exibir o horário em que o abastecimento deve ser retomado. Márcio, no entanto, relatou um caso, ocorrido na Rua Senador Salgado Filho, onde as informações prestadas não teriam sido satisfatórias. Inicialmente, a empresa previa a volta do abastecimento para o meio-dia. Porém, segundo o vereador, a água só teria voltado às torneiras na madrugada seguinte, às 4h.

Brandão explicou que as informações exibidas na página da Corsan são geridas pela Superintendência de Relacionamento do Cliente (SURC), baseadas nas previsões feitas pela empresa. A companhia, segundo o gerente, tenta prestar a informação mais precisa possível. Porém, no caso do fornecimento de água não poder ser reestabelecido no horário inicialmente programado, um novo prazo é estabelecido.

O vereador Márcio também questionou se existe um limite de tempo determinado para que as calçadas sejam consertadas após a realização de trabalhos da Corsan. O parlamentar citou um caso específico. “Ali na Avenida Padre Claret, tiraram todo o basalto da casa da proprietária, como está funcionando refazer a calçada? Tem um prazo?”, indagou.

O gerente da Corsan que informará os vereadores, posteriormente, o tempo máximo exato em que obras do tipo devam ser terminadas.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/RS 7156