Consulta Popular abre para votação da comunidade amanhã, 26

Inicia-se amanhã, 26,  a edição da Consulta Popular 2018/2019, processo que garante a participação da  população para escolha  dos investimentos e de serviços que constarão no orçamento de 2019 do governo do estado do RS. Aberta ao público, a votação pode ser feita somente para apenas um projeto, (na lista abaixo), e deve ser pode ser realizada através da internet, mensagem de celular e presencialmente, até quinta-feira, 28Para qualquer um dos casos, é preciso ter o título de eleitor. Os projetos que vão fazer parte da cédula de votação foram definidos em assembleias populares. Os mais votados vão receber os recursos.

Neste ano, o estado vai distribuir R$ 80 milhões entre as 28 regiões do estado que representam os 497 municípios gaúchos. O valor que cada região recebe é proporcional ao número de habitantes e ao Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE).

Demandas - Vale do Rio dos Sinos

Programas - Escolha apenas uma das opções

1 - SDECT - Apoio aos Distritos Industriais Municipais
2 - SDR - Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar
3 - SEDUC - Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem Níveis Fundamental, Médio e Profissionalizante
4 - SES - Ampliação, reforma, e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS
5 - SES - Saúde da Família: Aquisição de veículos Ambulâncias, vans e veículos leves
6 - SSP - Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança

Formas de votar:
– pelo site da Consulta Popular (dias 26, 27 e 28 de junho)

– presencialmente, através do aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e dos Comudes (dias 26 e 27 de junho)

– via SMS para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(Nº do título de eleitor)#(Nº do programa, de 1 a 10) (dias 26 e 27 de junho)

A Consulta Popular  do RS é um instrumento de participação da população no orçamento estadual, criada pelo governo do Estado em 1998 e é organizada pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

Fonte: Consulta Popular RS