Corpo de Bombeiros dá curso de formação aos servidores da Câmara de Esteio

Os funcionários receberam certificado de participação

29/03/2018 - Os servidores da Câmara Municipal de Esteio realizaram na manhã de hoje(29), nas dependências do Legislativo, o curso de formação de primeiros socorros e de combate a incêndios.  A medida, uma iniciativa do presidente, Sandro Severo (PSB), em parceria com o Corpo de Bombeiros, visou dar inicio a criação da Brigada de Incêndio na Câmara de Vereadores. A ideia, de acordo com o presidente, é que os princípios de incêndio possam ser combatidos antes de tornaram-se maiores ou, talvez uma tragédia.

Na parte teórica do curso, ministrado pelo soldado Leandro Luiz Gabe e pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Esteio, 1º sargento Adelir Cemim, foram abordadas noções básicas de primeiros socorros, como parada cardiorrespiratória e reanimação, bem como a proteção contra incêndios, a exemplo da propagação do fogo; tipos de extintores e os métodos de extinção.

Para o soldado Gabe, a manobra foi introdutória, mas valeu para que sejam conhecidas formas de manejo dos equipamentos e, em caso de emergência,  qual extintor deve ser usado e, em situações de acidentes, como socorrer a vítima.  Gabe informou, ainda,  que o curso para Brigada de Incêndio é de, no mínimo, 20 horas. O soldado ressaltou  que a Norma Técnica nº 14.276/2006, estabelece os requisitos mínimos para a composição, formação, implantação e reciclagem de brigadas de incêndio, preparando-as para atuar na prevenção e no combate a princípios de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso de sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzir as consequências sociais do sinistro e os danos ao meio ambiente. "A formação visa passar as noções básicas para, por exemplo, estabilizar uma pessoa em diversos casos, até a chegada do Corpo de Bombeiros. É necessário conhecer como fazer a reanimação para salvar uma vida", destacou.

Já a parte prática de manuseio dos extintores foi realizada no estacionamento da Câmara. Os servidores puderam usar o equipamento em várias formas de fogo. Um dos exemplos mais comuns, segundo o comandante Cemim, são os princípios de incêndio em bujões de gás.

Conforme Sandro Severo, que participou da formação, além do aprendizado que será usado no trabalho, os participantes levam para suas casas as noções das primeiras atitudes a serem adotadas em situações de sinistro. O presidente também agradeceu a parceria do Corpo de Bombeiros. "Quero deixar a Câmara de Vereadores à disposição da corporação", falou. Da atividade participou a vereadora Rute Pereira (MDB).

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

IMG_8727.JPG

IMG_8769.JPGIMG_8794.JPGIMG_8816.JPGIMG_8825.JPGIMG_8857.JPGIMG_8858.JPGIMG_8867.JPGIMG_8875.JPG

IMG_8878.JPG