Delegacia de Polícia de Esteio deve receber uma Sala Lilás para atendimento às mulheres

15/03/2019 - A Delegacia de Polícia de Esteio deve receber, em breve, uma Sala Lilás, espaço criado para prestar atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência física e sexual. A informação é do delegado de Policia Regional de Canoas, Mario Souza, em encontro realizado na manhã de hoje (15), na delegacia, com as vereadoras integrantes  da Procuradoria Especial da Mulher, Fernanda Fernandes (PP) e Rute Pereira(MDB). As vereadoras solicitaram ao delegado uma atenção especial à delegacia, em relação ao número de servidores e sobre o atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência/agressão. Conforme Fernanda, Esteio precisa de um ambiente diferenciado e apropriado às mulheres. “É importante a oportunidade de falar com tranquilidade e dignidade sobre os problemas enfrentados. Não podem ficar expostas durante o atendimento ”, disse.

Segundo o delegado, a  medida deve ser estendida para todas as delegacias do estado. "É uma ação, em curto prazo, mas de extrema necessidade. "Será preciso mexer na estrutura do prédio e também o acerto com a Prefeitura ou Câmara, para a cedência de estagiário de ensino superior para realizar o primeiro atendimento às vítimas. também será preciso uma parceira para aquisição da tinta lilás", disse. Souza ainda destacou a importância da divulgação dos Registros Online disponibilizados no portal da Civil. "Basta acessar o site da Polícia Civil onde podem ser registradas ocorrências de perda ou localização de objetos, celulares e/ou documentos anteriormente perdidos ou furtados, de acidentes de trânsito sem vítimas e dos crimes de furto, ofensa, maus-tratos aos animais e perturbação, de forma gratuita", explicou. Souza colocou-se à disposição da Procuradoria para a auxiliar nas necessidades da cidade em termos de segurança.

Nesta semana, as vereadoras também visitaram  a chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Farias Anflor, levando um oficio solicitando melhorias no atendimento às mulheres vítimas de violência em Esteio.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156