Diagnóstico da Segurança Pública no Município aponta queda nos índices de homicídios, furtos e aumento na apreensão de drogas

Presidente da Câmara de Vereadores, Euclides Castro, participou da apresentação.

30/04/2019 - O presidente da Câmara de Esteio, Euclides Castro(PP), participou da reunião-almoço de apresentação do relatório do Diagnóstico da Segurança Pública no Município, divulgado pelo comandante do 34º BPM, major André Luiz Stein. A atividade, ocorrida no comando, contou com a presença do Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança do RS, Marcelo Gomes Frota, do Juiz de Direito, Max Akira Senda de Brito, além de promotores e outras autoridades civis e militares. Na oportunidade, o comandante Stein, que apresentou os dados comparativos entre 2018 e 2019, assegurou que os índices de violência reduziram no município. "Os números de homicídios/latrocínios, por exemplo, no primeiro trimestre de 2018, comparados ao mesmo período de 2019, caíram 40%", destacou. Também falou na quedas de furtos de veículos - 39%; do roubo de estabelecimentos comerciais (30%);  na queda em 44% de foragidos e procurados, bem como no aumento de drogas apreendidas, em gramas, comparado ao ano passado, para em 1.636%. O comandante falou das articulações operacionais; da operação durante a Expointer e explicou importância do trabalho conjunto com o município e do apoio do Estado. Para o major, que aguarda a chegada de um novo efetivo, a atuação nos locais onde existem sinais de maior criminalidade, é uma das fórmulas para continuar baixando os índices de criminalidade na cidade. "Nosso objetivo é unir esforços para manter a segurança da comunidade", destacou. 

O secretário Marcelo Frota, parabenizou a atuação da Brigada Militar frente a queda de índices de homicídios e colocou-se a disposição da cidade. Também o juiz de Direito, Max Akira, falou que poucas ocorrências, especialmente durante a Expointer, chegaram ao gabinete. 

O presidente da Câmara, Euclides Castro também colocou a Câmara de Vereadores à disposição da segurança pública. 

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156