Comissão de Urbanização trata de demandas de usuários da linha 7

Linha de lotação é utilizada por moradores de bairros como Parque Primavera e Novo Esteio e passa em frente ao São Camilo

Tratar das demandas dos usuários de um dos trajetos mais longos do transporte público de Esteio, a linha 7 de lotação. Esta foi a pauta da Comissão de Urbanização e Transporte, presidida pelo vereador Mário Couto (PDT) e composta pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT) e Harri Zanoni (PSB). A reunião foi realizada na tarde de terça-feira (12), na Câmara Municipal. Do encontro, participaram os vereadores Sandro Severo (PSB), proponente da agenda, Fernanda Fernandes (PP), Luiz Duarte (PT) e Rute Pereira (PMDB), além dos representantes das empresas Real Rodovias e Stadtbus, bem como os diretores da  Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana,  Celso Oliveira e Renato Teixeira.

De acordo com o vereador Sandro, a principal queixa dos usuários é a dificuldade de se dirigirem dos bairros Novo Esteio e Parque Primavera até o Hospital São Camilo, uma vez que os horários da linha – às 6h05, às 6h50 e às  16h45min - não contemplam a hora de visita do hospital. "Deste modo, os moradores necessitam utilizar mais de uma lotação, desembolsando o valor da passagem duas vezes". alegou.

O gerente operacional da Real Rodovias, Delmir Conci, explicou que a redução dos horários da linha  foi feita com autorização do Conselho de Transporte e se devia ao fato do trajeto da linha ser longa, demorando muito tempo para passar nas paradas. Como solução, segundo o gerente, o percurso até o Hospital da cidade passou a ser feito com duas linhas, o que teria tornado a viagem mais rápida. Delmir Conci ainda esclareceu que os passageiros pagam apenas uma passagem se utilizarem o cartão TEU. Além disso, destacou que,  esporadicamente, mais duas saídas são realizadas, a partir do ponto final, na esquina das ruas Papa Paulo VI e Maracanã, com o objetivo de servir da comunidade do Colégio Estadual Augusto Meyer (Premem).

Sandro informou que a Câmara está à disposição para mais divulgação da existência do cartão TEU, para os passageiros que ainda não conhecem o sistema.

Bilhete Teu!

O Bilhete Teu pode ser adquirido na sede da Real Rodovias, na Avenida Presidente Vargas, 344. A primeira carga é de R$ 20. Depois, qualquer valor pode ser inserido, sendo possível a recarga pela internet.

Para mais informações:

Real Rodovias: (51) 3033-8261

Atendimento ao usuário do TEU!: (51) 3214-0404 (Central Porto Alegre)

Por Gustavo Santos - reg prof MTb/MG 14986

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156