Esteio pode ter Semana Municipal da Pessoa Idosa

 

A pedido dos vereadores integrantes da Procuradoria do Idoso, Mário Couto (PDT) e Rute Pereira (MDB), Esteio pode ter uma semana dedicada à saúde da pessoa idosa. O anteprojeto aprovado na última terça-feira, 31, pretende o desenvolvimento de ações, em parceria com as secretarias municipais, especialmente da Saúde,   na primeira semana do mês de outubro, coincidindo com o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1° de outubro. 
A semana , segundo os vereadores, objetiva promover e ampliar a atenção diferenciada à saúde da população da terceira idade; intensificar o monitoramento de doenças como diabetes, hipertensão arterial; ampliar e intensificar o atendimento ao idoso para doenças crônicas degenerativas; fomentar a prática regular de atividades físicas; estimular a inclusão da pessoa idosa junto aos eventos da comunidade;desenvolver hábitos alimentares saudáveis; proporcionar a melhoria efetiva da saúde e proporcionar qualidade de vida aos idosos.
Além disso, a proposta, que vai ser encaminhada ao Executivo para avaliação, prevê mutirões de saúde, promovendo e ampliando a atenção diferenciada à saúde da população idosa, incluindo a disseminação de informações e/ou a realização de atendimentos, principalmente, relacionados as especialidades de clínica geral, geriatria, oftalmologia, endocrinologia, cardiologia, reumatologia, cirurgia vascular. A distribuição de material informativo, bem como o desenvolvimento de mini cursos e/ou palestras e de atividades lúdicas, como peças teatrais, aulas de danças, caminhadas orientadas, gincanas, também estão previstos no anteprojeto. 
A intenção, segundo os vereadores, é encontrar atividades que proporcionem a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população idosa do município de Esteio. "O envelhecimento populacional é uma realidade mundial, e o aumento do número de pessoas idosas é certamente consequência do prolongamento da vida que se apresenta como fato inquestionável há mais de uma década", ressaltam.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156