Esteio reivindica conclusão da BR-448 no acesso ao município à senadora Ana Amélia Lemos

Uma ação conjunta entre a Câmara de Vereadores de Esteio, Prefeitura, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), em prol da conclusão da BR-448, no acesso ao município, resultou num documento que será encaminhado ainda nesta semana à senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS).  O ofício, assinado ontem(14), pelo presidente da Câmara, Sandro Severo(PSB), pede a intervenção da senadora junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, diretamente no órgão em Brasília.  Conforme Sandro Severo,  a urgência se deve, especialmente, ao novo loteamento industrial "Esteio do Futuro", que terá acesso junto a rodovia, no bairro Novo Esteio, aprovado pelo Legislativo e que deve ser implementado ainda neste semestre. "São 19 lotes comerciais e a entrada pela BR-448 é essencial para o desenvolvimento deste empreendimento no município", disse.  Severo ainda destacou que a conclusão foi cobrada em recente visita de comitiva de Esteio a Brasília.

O presidente da Acise, Longuinho Musikant, disse que a via de acesso é de extrema importância para o município. "Após visita da senadora a Esteio, decidimos reunir as entidades e elegemos a conclusão da Rodovia do Parque como prioridade", reforçou.

Inaugurada no final de 2013, a BR-448, também chamada de Rodovia do Parque, tem a missão de desafogar em até 40% o tráfego na BR-116, uma das mais saturadas do País e um dos gargalos para o escoamento da produção do estado. Com 22,34 km de extensão e média prevista de fluxo de 37,5 mil veículos/dia, a nova estrada de classe IA (pista dupla com controle parcial de acesso) liga os municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e Porto Alegre, formando um anel rodoviário para receber grande parte do tráfego da Serra Gaúcha, do Vale dos Sinos e das regiões de Caí e Paranhana.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156