Euclides Castro assume presidência da Câmara de Vereadores com a missão de focar nos serviços à comunidade

Em cerimônia realizada na manhã de hoje(28), no Plenário, o vereador Euclides Castro (PP), assumiu o comando da Câmara de Vereadores para o exercício de 2019. Castro que terá ao seu lado o vice-presidente, Mário Couto (PDT), além do primeiro e segundo secretários, Sandro Severo (PSB) e Rute Pereira (MDB), destacou, em seu discurso de posse, que entre suas metas estão a de que o Legislativo trabalhe de forma pró-ativa e consonante com o Executivo Municipal, dentro da manutenção do sistema de agilidade e celeridade do processo legislativo, assim como, pretende focar no atendimento à comunidade. Segundo ele, a ideia é ampliar os canais de escuta e de diálogo com a população, bem como quer implementar, de forma efetiva, o Projeto de Proteção Contra Incêndio (PPCI) do Legislativo, tendo em vista o enorme número que pessoas que se utilizam dos serviços da Câmara Municipal, especialmente o Plenário, que abrigou, somente neste ano, mais de 15 mil pessoas. "O foco na comunidade será um dos principais objetivos desta gestão. Afinal, é para os moradores que devemos legislar, àqueles que nos deram sua confiança e esperam que façamos o melhor", falou. Conforme o parlamentar, haverá mudanças em relação à direção. "Como forma de valorização, uma das direções, destinadas aos Cargos de Confiança, será assumida por um servidor concursado", revelou.
O novo presidente, que traz a experiência de gestão escolar, falou que assume, ainda, o compromisso de manter a harmonia e a parceria entre as entidades civis e ONG´s e que deve governar, apoiado pela Mesa Diretora, com simplicidade, serenidade e democracia. "Nossa ideia, como Poder fiscalizador, é dar o exemplo com suas ações em todas as atividades do serviço público. Sinto-me muito honrado com este compromisso assumido ", disse.

Na oportunidade, o vereador Sandro Severo, em seu discurso, fez uma avaliação do ano e parabenizou a equipe servidores da Câmara pelo desempenho de sucesso da gestão deste ano. Em um breve relato, Severo falou sobre a austeridade com os recursos públicos e anunciou a economia de R$ 1,1 milhão, que voltam aos cofres públicos. " A Câmara realizou diversas ações e implementou, ao longo de 2018, novos conceitos e ferramentas de gestão que permitiram ao parlamento avançar em diversas áreas. Entre os compromissos centrais que alicerçaram a administração, estiveram os princípios básicos da transparência; da integridade; do controle dos gastos públicos; da legitimidade; da equidade; da responsabilidade; da eficiência e da probidade, fundamentados na complexidade do setor público. Neste sentido, sensível com o momento financeiro pelo qual passam os municípios e estados e comprometidos com a busca de soluções para superar a crise, a Câmara progrediu na redução de despesas, consolidando importantes avanços na gestão, no controle e economia de recursos, bem como na informação e na transparência do trabalho junto à população, dando exemplo de austeridade com a máquina pública", assegurou

O prefeito Leonardo Pascoal enfatizou a importância do trabalho conjunto, agradecendo ao ex-presidente Sandro Severo pelo trabalho realizado, ressaltando que as vantagens são colhidas pela comunidade. “Estabelecemos na relação entre chefes de poderes uma relação de muita parceria e proximidade. O maior beneficiário dessa cordialidade foi a população de Esteio. Eu lhe agradeço pela forma que trabalhamos esse ano e lhe parabenizo pela gestão que fizeste a frente do Poder Legislativo, junto dos demais vereadores e servidores desta casa”, falou.

Os líderes de bancada também discursaram em apoio à nova Mesa Diretora.  Felipe Costella (MDB), Fernanda Fernandes (PP) e Luiz Duarte (PT), além do prefeito, Leonardo Pascoal destacaram a colaboração e a harmonia entre os poderes. A cerimônia foi acompanhada por autoridades locais e diversos segmentos da sociedade.

Por Terezinha Bobsin