Gabinetes: Fernanda Fernandes sugere palestras na prevenção de gravidez precoce nas escolas municipais

Ainda nesta semana, a Câmara de Vereadores de Esteio vai encaminhar ao Executivo a sugestão da vereadora Fernanda Fernandes (PP), solicitando a instituição de ciclos de palestras que abordem a gravidez precoce nas escolas da rede municipal de ensino. A ideia, aprovada ontem(6) pelo Plenário, é contribuir para a redução dos índices de gravidez na adolescência; as situações de exclusão social decorrentes da gravidez, além de reduzir e prevenir a contaminação de doenças sexualmente transmissíveis (DST). "O objetivo é, também. sensibilizar a população adolescente, de ambos os sexos, no que se refere à gravidez e à concepção, por meio de avaliação e discussões conjuntas sobre as possibilidades e riscos no desempenho de papéis parentais", afirma.

No texto, a vereadora sugere que as secretarias de  Educação e de Saúde firmem uma parceria, além de celebrar convênios com órgãos federais, estaduais e entidades representativas da sociedade civil de assistência médica e social.

Em maio de 2017, dados do Ministério da Saúde, apontaram que a região com mais filhos de mães adolescentes é o Nordeste (180.072 – 32%), seguido da região Sudeste (179.213 – 32%). A região Norte vem em terceiro lugar com 81.427 (14%) nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos; a região Sul (62.475 – 11%) e Centro Oeste (43.342 – 8%). O número de crianças nascidas de mães adolescentes na faixa etária de 10 a 19 anos representou 18% do total de 3 milhões de nascidos vivos no Brasil em 2015, mesmo com a queda de 17% dos índices de gravidez precoce no Brasil, revelados pelo Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc),  do Ministério da Saúde.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156

registrado em: ,