Gabinetes: Vereador Mário Couto propõe política de incentivo à prática de esportes para idosos

Instituir a política de incentivo à prática de esportes para idosos em Esteio foi uma das propostas do vereador Mário Couto (PDT), aprovado na sessão da última terça-feira (1), para o Executivo. O objetivo do pedido, apresentado via anteprojeto de lei, é desenvolver ações, programas e atividades voltadas para o bem-estar e para a melhoria da qualidade de vida dos idosos residentes no município, em concordância com as diretrizes da Política Nacional do Idoso. Com a iniciativa, seriam criados e incentivados programas, políticas e projetos de esporte e atividades físicas que estimulem a participação da terceira idade, além de eventos esportivos, como olimpíadas. “Temos a plena certeza de que o Executivo tomará uma posição de vanguarda e de pioneirismo na concretização de uma política municipal dedicada”, destacou o parlamentar.

Na mesma oportunidade, Mário Couto ainda sugeriu à prefeitura o programa Desembarque Seguro, também na forma de anteprojeto, que estabelece normas para o desembarque de passageiros, no período noturno, principalmente após às 21h, no transporte coletivo de Esteio. Na matéria, também aprovada em plenário, o vereador explica que a reivindicação é solicitada pela comunidade, especialmente pelas populações feminina e idosa do município. A ideia, segundo ele, é possibilitar um desembarque com mais segurança para os passageiros do transporte público da cidade, viabilizando mais proximidade dos cidadãos com suas residências e reduzindo, assim, os registros de assaltos e outros tipos de violência. Os locais, aponta o pedido, poderiam ser escolhidos pelos usuários, desde que ainda dentro do itinerário das linhas utilizadas. O Executivo deve receber as propostas nos próximos dias.

Mário Celente Couto.jpg

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo