Legislativo de Esteio repudia reforma do magistério

Moção aprovada na última sessão semanal manifesta oposição a alteração do Plano de Carreira dos servidores da Educação do Estado.

20/11/2019 - O plenário da Câmara aprovou na noite de terça-feira (19), por unanimidade, a moção 121/2019, que repudia o projeto de reforma do magistério estadual, atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa. A versão final do texto, que foi avalizada por todos os vereadores, é de autoria de Leo Dahmer (PT) e Sandro Severo (PSB).

Segundo o petista, os educadores do Estado estão há cinco anos sem reposição salarial, o que estaria levando a um processo de empobrecimento da categoria. Ele também afirma que a remuneração dos servidores teria uma defasagem de 102%, em relação ao piso nacional. Além disso, as alterações do plano de carreira, na opinião do parlamentar, trariam consequências aos trabalhadores, com a integração das vantagens ao salário. “Eventuais reajustes futuros do básico serão descontados da parcela autônoma, condenando grandes segmentos da categoria ao congelamento de seus contracheques”, ressaltou Leo.

Já o pessebista lembra que, desde 2014, os funcionários da área de Educação do Estado estariam acumulando perdas maiores que a inflação do período. Sandro ainda afirma que mesmo tendo, de acordo com o parlamentar, o segundo pior salário básico do país, os profissionais recebem a remuneração há 40 meses com atraso ou parcelada.  Na visão do vereador situação também traria malefícios ao município. “Também há de se considerar os efeitos do aprofundamento do arrocho salarial na economia local e na subsistência das famílias de professores e funcionários de escola que escolheram a nossa cidade para trabalhar, viver e sonhar”, destacou.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio

Legislativo de Esteio repudia reforma do magistério 2.JPG