Leo Dahmer questiona Executivo sobre o destino do Loteamento Industrial, próximo ao Parque de Exposições Assis Brasil de Esteio

 

O vereador Leo Dahmer (PT) está questionando a prefeitura de Esteio sobre a situação das tratativas para a utilização e destinação do Loteamento Industrial,  atrás do Parque de Exposições Assis Brasil, área de várzea do Rio dos Sinos. O documento foi apresentado na sessão da última terça-feira (11). A proposta do loteamento, amplamente discutida pela Comissão de Urbanização do Legislativo no ano passado,  na época presidida pelo vereador, aguardava o resultado do estudo completo de toda região, realizado pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), com previsão de conclusão nesse ano, devido à mancha de alagamentos apontada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio dos Sinos (Comitesinos). 

Na nova regra, aprovada em 2015, todas as legislações municipais (principalmente os Planos Diretores), os licenciamentos das prefeituras e do Estado terão que se adequar ao mapeamento. Na prática, o objetivo do Comitesinos é barrar novos empreendimentos imobiliários (muitas vezes até com recursos públicos) que coloquem pessoas e empresas dentro de áreas de inundação, mesmo os que preveem obras de aterramento ou de contenção, que possam aumentar o avanço das enchentes em outros pontos da bacia.

No entanto, a Metroplan foi uma das fundações extintas pelo Governo do Estado no último ano. “Os esteienses necessitam dessa informação para dar prosseguimento ao debate. O estudo em questão é fundamental para que o município avance na formatação do distrito industrial", aponta Dahmer.  O pedido deverá ser encaminhado ao Executivo ainda nesta semana.

Leo Dahmer.jpg

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156