09/11/2016 - Marcelo Kohlrausch sugere a criação do Programa de Agricultura Urbana em Esteio

Proposta visa aproveitar terrenos baldios da cidade para o cultivo agroecológico

Pensando em práticas de sustentabilidade e economia para Esteio, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Kohlrausch (PSB), apresentou o projeto de lei que institui o Programa de Agricultura Urbana e Periurbana (PROAURP) na cidade. O pedido, aprovado em plenário na sessão da última terça-feira (08), tem como objetivo apoiar a produção agroecológica através do aproveitamento de terrenos baldios do município para o cultivo de hortaliças, verduras e legumes.

A ideia da proposta, segundo Kohlrausch, é estimular a ocupação das áreas baldias de forma ordenada, trazendo mais vitalidade e benefícios à infraestrutura da cidade, além de garantir a limpeza desses terrenos. “Esses espaços hoje servem para depósito de lixo, entulhos e propicia a procriação de animais nocivos”, declara.

O vereador destaca que o Programa pensa na cidade como parte do equilíbrio ambiental, através da produção alimentos com o uso da compostagem, para, assim, potencializar uma sustentabilidade eficiente. Além disso, Marcelo salienta que o Programa também é uma alternativa para cidadãos de baixa renda e desempregados, no sentido de contribuir para o sustento de suas famílias através da própria produção. A proposta segue, agora, para tramitação nas comissões permanentes para análise e, em breve, deve entrar na pauta de votação.

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156