Marcelo Kohlrausch sugere campanha de incentivo à coleta seletiva em Esteio

O vereador Marcelo Kohlrausch (PSB), presidente da Câmara, apresentou ontem (7) requerimento ao plenário solicitando que Executivo Municipal crie e implante uma campanha institucional para incentivar a coleta seletiva de lixo em Esteio. O objetivo é promover uma mudança de comportamento em relação à coleta, ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o país.

Na proposta, a prefeitura passaria a fornecer placas de adesão à campanha às residências que colaborarem com este “importante serviço ambiental, que também é gerador de emprego e renda”, conforme o vereador. No processo, os lares ou estabelecimentos comerciais onde a coleta seletiva já é realizada poderiam ser identificados com a placa mencionada. A medida visa estimular mais pessoas a colaborarem com o projeto, bem como facilitar para os coletores, cooperativados ou não, na identificação dos locais onde a coleta é realizada. “Infelizmente, a empresa que realiza o recolhimento de lixo comum, por não seguir horários fixos, acaba levando, muitas vezes, os resíduos recicláveis que foram separados previamente pelas famílias”, afirmou Marcelo. O parlamentar, ainda no pedido, sugeriu o texto para as placas: “Coleta Seletiva – Eu apoio esta ideia”.

Coleta seletiva é o recolhimento diferenciado de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

Marcelo .jpg

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo