Mário Couto quer implantar o Janeiro Branco

O vereador sugere que o primeiro mês do ano seja dedicado à promoção de atividades visando a saúde emocional.

04/07/2018 - Um mês dedicado à divulgação e promoção do bem-estar emocional dos esteienses. É esta a proposta do anteprojeto protocolado por Mário Couto (PDT) na última terça-feira (3). A proposição deve ser votada pelos vereadores nas próximas semanas. Para se tornar lei, deve ser encaminhada ao prefeito, devolvida ao Legislativo, em forma de projeto e, posteriormente, aprovada pelos parlamentares.

Durante o “Janeiro Branco” poderão ser organizadas atividades como cursos, palestras e oficinas. Um dos objetivos do evento será difundir o conceito de saúde mental como um estado de equilíbrio emocional e não a simples ausência de transtornos mentais.

Mário explica que a campanha também visa desmistificar a ideia de que psiquiatras e psicólogos devam ser buscados apenas para o tratamento de doenças. A designação do primeiro mês do ano para as ações não é por acaso.   “Foi escolhido, especialmente, por se tratar do mês de início de um novo ciclo e de renovação dos projetos pessoais, quando as pessoas, normalmente, estão predispostas às mudanças de hábitos”, explicou o vereador.

Por Gustavo Santos - Reg prof MTb/MG 14.986