Mário Couto sugere instituir Centro Municipal de Doação de Sangue

Anteprojeto propõe criação de nova instituição para intensificar e facilitar a coleta de sangue.

03/07/2019 - O anteprojeto 28/2019, de autoria do vereador Mário Couto (PDT), foi aprovado, por todos os parlamentares, durante a última sessão realizada na noite de terça-feira (2). A proposição propõe a criação do Centro Municipal de Coleta de Sangue, que seria implantado junto ao já existente Hemocentro Municipal. Para que isso seja instituído, a proposição precisa ser devolvida ao Legislativo, na forma de projeto lei, e posteriormente ser votado e aprovado pela maioria dos vereadores.

Segundo o texto contido no anteprojeto, entre os objetivos da nova instituição seria intensificar e facilitar a coleta de sangue e, também, a realização de campanhas educativas. Uma das ações a serem tomadas estaria a disponibilização de número de telefone para o agendamento de doações. Além disso, o centro realizaria os exames clínicos aos quais os doadores precisam se submeter.

Mário explica que a iniciativa não vai anular o trabalho que já está sendo organizado desenvolvido pelo Grupo Sangue Amigo da Vida, uma iniciativa da Prefeitura em conjunto com uma empresa de transporte que atua em Esteio. “Esta proposta não objetiva anular tais parcerias, mas sim agregar ao trabalho já desenvolvido junto ao Hemocentro do Estado”, ressaltou o proponente.

Texto: Comunicação Social - Câmara Municipal de Esteio