Mário Couto quer instituir Fevereiro Roxo em Esteio

Anteprojeto de Mário Couto tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao Alzheimer e outras doenças.

Esteio deve instituir o “Fevereiro Roxo” com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças como Alzheimer, fibromialgia e lúpus. Essa é a proposta que Mário Couto (PDT) apresentou na noite de terça-feira (19), durante a sessão semanal da Câmara. A proposição já foi enviada ao prefeito. Para se tornar lei, deve ser devolvida ao Legislativo e, posteriormente, aprovada pelos parlamentares.

O vereador propõe que durante um mês sejam realizadas atividades como oficinas, palestras e distribuição de material informativo. O cronograma das atividades deverá ser fixado pela Secretaria Municipal de Saúde e divulgado no site da Prefeitura.

A fibromialgia é uma síndrome que causa dores nas articulações, músculos e tendões, além de causar distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Por sua vez, o lúpus é uma doença autoimune, que leva o sistema imunológico do paciente a destruir células saudáveis, podendo causar problemas nos rins, cérebro e pele. Já o Alzheimer é uma patologia neuro-degenerativa que provoca a redução das capacidades de aprendizado, atenção, orientação, compreensão.

Mário ressalta que as enfermidades acima citadas têm sérias consequências à qualidade de vida e bem-estar da população. “Torna-se necessário o desenvolvimento de uma campanha de conscientização, objetivando, com isto, disseminar informações”, afirmou.

Mário Celente Couto.jpg

Por Gustavo Santos - reg prof MTb/RS 7156