Mário Couto sugere aquisição de dispositivos avançado para pessoas com deficiência visual

22/03/2019 - O vereador Mário Celente Couto (PDT),  encaminhou nesta semana ao Executivo um ofício solicitando a possibilidade de aquisição de dois dispositivos de alta tecnologia para cegos e deficientes visuais, para utilização na Biblioteca  Pública Rui Barbosa,  localizada nas dependências da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. O dispositivo de tecnologia assistiva vestível é o mais avançado aparelho para cegos e deficientes visuais, que lê texto, reconhece rostos e identifica produtos.

Segundo o vereador, o dispositivo portátil intuitivo possui uma câmera projetada para auxiliar pessoas com deficiência visual a terem vidas mais independentes.. "O aparelho  escaneia rostos, e ao encontrar alguém conhecido, diz para o usuário de quem se trata. Também é possível identificar valores monetários, como contas, extratos, notas fiscais e outros documentos detalhados, como, por exemplo, cartões de crédito", explicou..Além disso, segundo Mário Coutio,  o dispositivo lê qualquer material impresso, pois ele reconhece textos com precisão, mesmo à distância. Seja um livro ou um cardápio à sua frente, e até mesmo uma placa do outro lado da rua. "Além do mais, o usuário poderá identificar marcas e textos em embalagens com facilidade", analisou o vereador.

O documento foi apresentado ao Plenário na última terça-feira, 19 e seguiu para avaliação do Executivo.

Mário Couto.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156