Ministério Público conhece proposta que pretende colocar cartazes com fotos de foragidos condenados em locais públicos

 

As promotoras do Ministério Público, Camila dos Santos cunha, diretora da 3º Promotoria de Justiça, e Karen de Vasconcellos Daubermann, da 1ª Promotoria de Justiça, conheceram hoje (17), à tarde, a proposta que pretende a colocação de cartazes com fotos de foragidos condenados, com trânsito em julgado, em locais públicos de Esteio. O documento com todas as informações sobre a matéria foi entregue pelo vereador proponente, Sandro Severo (PSB). A ideia do vereador é alinhar com todos os órgãos de segurança, através de sugestões, para que a proposta tenha efetividade e operacionalidade. 

Conforme as promotoras, que atuam na Vara Criminal, a medida precisa ser bem elaborada em parceria com os setores envolvidos para que se torne em projeto plausível, incluindo a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, a Procuradoria da Prefeitura, Polícia Civil e Brigada Militar. Afirmaram, inclusive, que as fotos precisam ter boa qualidade e que não apareça o tipo de crime do procurado. "É necessário, também,  que sejam analisados os pontos de colocação dos cartazes e sua periodicidade", destacaram. Elas entendem, assim como o juiz da Vara Criminal, Max Akira Senda de Brito,  que seria prudente o amparo da Corregedoria Geral de Justiça, reunião que deverá ser agenda em breve pelo Fórum de Esteio, da qual desejam participar.

Segundo o vereador, a intenção é criar um grupo de trabalho envolvendo toda a segurança pública. "Vamos avançando para que o projeto, que está nas mãos do Executivo, seja construído de forma conjunta, garantindo sua eficácia", falou.

A medida já conta com apoio da Polícia Civil; Brigada Militar; Secretaria de Segurança Pública Municipal e do Consepro. A proposição, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, está servindo de exemplo para outras cidades, como Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas e São Leopoldo. 

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156