Município poderá passar a oferecer terapias alternativas para os moradores

A Câmara de Vereadores de Esteio vai encaminhar nos próximos dias ao Executivo o anteprojeto que visa a implantação do Programa de Terapias Naturais nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e no Hospital São Camilo pelo Sistema Único de Saúde. A proposta é do presidente do Legislativo, Felipe Costella(PMDB). Conforme a sugestão, estarão à disposição da sociedade atendimentos nas áreas de acupuntura, aromaterapia, oligoterapia, quiropraxia, massoterapia, yoga, reiki, bioenergética, cromoterapia, fitoterapia, entre as 26 categorias terapêuticas propostas. As modalidades adotadas no programa, segundo o anteprojeto, devem ser desenvolvidas por profissionais devidamente habilitados e que estejam inscritos nos respectivos órgãos de classe. Além disso, o programa disponibilizará medicamento naturais para os pacientes atendidos na rede pública.

Conforme a Portaria nº 849/2017, publicada no Diário da União, estes serviços são oferecidos por iniciativa local e recebem financiamento do Ministério da Saúde por meio do Piso de Atenção Básica (PAB), . De acordo com o presidente, a chamada medicina não convencional é considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Se aceita pelo Executivo, a proposta deverá retornar à Câmara de Vereadores em forma de projeto de lei.

Felipe Costella.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156