Noite de homenagens à Consciência Negra lota Câmara de Vereadores

Com o Plenário lotado, a Câmara de Vereadores de Esteio realizou na noite de ontem(23), mais uma solenidade em homenagem à Semana da Consciência Negra. A atividade, realizada desde 2009 pelo legislativo,  teve a apresentação das cantoras do grupo Pérolas Negras, com o espetáculo "Geni mora aqui"?. O grupo, integrado pelas professoras Mônica Marins, Graziela Oliveira e Andréa Teixeira, fez referência ao surgimento da padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ou Nossa Senhora Aparecida. Na oportunidade, o presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PSB), que conduziu a cerimônia, falou sobre a importância do combate ao raciscmo e destacou que a Semana da Consciência Negra retrata a disputa pela memória. "Preservar a memória é umas das formas de construir a história", disse.

Para o vereador Leonardo Pascoal(PP), que falou pelos vereadores, a criação de oportunidades é um poderoso instrumento de promoção da igualdade. "E isso ocorre de mãos dadas com a celebração da diversidade", afirmou, reforçando que em seu mandato como prefeito eleito para 2017/2020, a institucionalização de políticas de assistência que atuem de forma transversal, qualificando o trabalho de rede e protegendo àqueles que mais precisam.

Durante a cerimônia, que contou com a participação do deputado estadual Juvir Costella e do representante do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIER), Jauri Machado,  foram entregues certificados para 36 pessoas indicadas pela comunidade escolar, vereadores, segmento do povo negro, segmento carnaval e capoeira. Participou também o Grupo Capoeira Angola Palmares do Sul, que abrilhantou o evento com a bateria de berimbau.

Para baixar as fotos em alta resolução, acesse o link Galeria de fotos à esquerda do site.

Confira os homenageados:

Lacir Escobar Lourenço –CMEB Érico Veríssimo