Novembro Azul poderá fazer parte do calendário oficial de Esteio

Esteio poderá aderir anualmente ao programa Novembro Azul, de conscientização e prevenção educativa do câncer de próstata, para seu calendário oficial. A proposta é da vereadora Rute Pereira (PMDB) e foi aprovada em plenário na última terça-feira (7). Com a iniciativa, apresentada via anteprojeto de lei, prédios públicos do município receberiam iluminação na cor azul, junto ao símbolo da campanha ou sinalização que remeta ao tema durante todo o mês de novembro. De acordo com o pedido, ações como palestras e distribuição de materiais informativos poderiam ser realizadas nesse período, com o objetivo de alertar a população e promover debates educativos e preventivos sobre a patologia, além de estimular o desenvolvimento de ações, programas e projetos na área. As atividades poderiam ser planejadas e desenvolvidas em conjunto com o Poder Legislativo, órgãos públicos e privados relacionados.

“Considerando que o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, é necessário divulgar e conscientizar os homens a fazer o exame, com intuito, também, de diminuir preconceitos antigos e retrógados sobre o tema”, explica.

O anteprojeto segue ao Executivo nos próximos dias. Para que a proposta entre em vigor, é necessário que o texto, depois de avaliado pelo prefeito, retorne na forma de projeto de lei para a Câmara de Vereadores para votação em plenário. Caso aprovada, a medida é sancionada pelo prefeito e passa entrar em execução.

Rute Viegas Pereira

Por Guilherme Pech - Estágio em Jornalismo