Palestra na Câmara de Vereadores de Esteio aborda Governança Pública

Ministro do TCU, Augusto Ribeiro Nardes, disse que uma boa governança é fator essencial para o crescimento do país

Mais de 150 pessoas  acompanharam na manhã de hoje(3), na Câmara Municipal de Esteio, a palestra do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes sobre “Governança Pública: o desafio do Brasil”. O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PSB), que fez um breve relato sobre o palestrante e reafirmou o compromisso de sua gestão em trazer grandes debates para o parlamento municipal.  Na oportunidade, Nardes abordou temas como Governança de Tecnologia da Informação; Governança das Unidade de Conservação da Amazônia Brasileira; o Déficit da Previdência Social, governança de pessoal, educação e governança da Segurança Pública entre outros temas.

Sobre a educação,  o ministro  fez retrato do ensino médio no país, com resultados, conforme ele, preocupantes. “No Sudeste, a região mais rica do país, apenas 52% dos jovens se formam. É essencial cobrar melhores resultados e uma aplicação mais racional dos recursos”, alertou. Relator dos jogos olímpicos,  o ministro também fez alerta sobre segurança  pública. "Não existe uma política de unificação integrada, especialmente na fronteira", ressalta.

Augusto Nardes, mostrou-se preocupado e garantiu que  tem alertado aos governantes do país sobre o fracasso da Previdência Social se não houver avanço.  "Atualmente, o PIB brasileiro é calculado em R$ 4,8 trilhões e a Previdência Social consome cerca de R$ 620 bilhões por ano", revelou.  Além disso, dados do  TCU, apontam que o Brasil está passando de uma população predominantemente jovem para um pais com mais idosos e menos jovens. "Cabe ao TCU alertar que o pais precisa crescer e enriquecer. Estamos insistindo, mas as decisões são dos governos instituídos", falou.  Ele afirmou, também,  que os orçamentos dos estados e do país não podem ser fictícios. "O planejamento precisa estar junto ao centro do governo", disse.

Para o ministro, o TCU tem feito investimentos em tecnologia e na qualificação de pessoal para melhorar o monitoramento da coleta e do processamento de informações. "Sem uma governança forte, a administração pública não consegue entregar ao cidadão serviços de qualidade. Uma boa governança é fator essencial para o crescimento do país", finaliza.

Do evento, de iniciativa da Mesa Diretora, integrada pelo presidente Marcelo Kohlrausch(PSB), dos vereadores Harri Zanoni (PSB) e Rafael Figliero(PTB), bem como do vereador Leonardo Pascoal(PP), participaram o vereador Jaime da Rosa(PSB), professores, estudantes da rede estadual de ensino, Acise, OAB/Esteio, Executivo Municipal, entre outras autoridades locais.

Um dos autores do livro “Governança Pública - O Desafio do Brasil”, lançado no ano passado, Augusto Nardes,  é graduado em Administração de Empresas, mestre em Estudos de Desenvolvimento e pós-graduado em Política do Desenvolvimento pelo Instituto Altos Estudos Internacionais em Genebra (Suíça)  e é ministro do TCU desde 2005. Na obra, faz uma abordagem sobre a atuação do Estado no desenvolvimento, os desafios que precisam ser vencidos e o papel da governança como catalisadora de todo o processo brasileiro.

IMG_2349.JPGDSC_0802.JPGIMG_2396.JPGDSC_0791.JPG

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156