Parlamentar leopoldense conhece projeto de redução do número de carroças

Matéria do vereador Leonardo Pascoal foi aprovada em novembro do ano passado

No gabinete do vereador Leonardo Pascoal (PP), os assuntos da tarde desta quarta-feira (20) foram o combate aos maus tratos contra animais, as políticas de transposição ao mercado de trabalho e a mobilidade urbana. Isso porque Leonardo recebeu uma visita do parlamentar Brasil Oliveira (PSB), de São Leopoldo. Brasil pretende implementar no município vizinho um projeto de lei semelhante ao aprovado em Esteio, de autoria de Pascoal, que busca a “redução gradativa do número de veículos de tração animal” (VTAs). “Nos baseamos em teu projeto de lei. Queremos implementar essas política sem São Leopoldo”, disse Brasil. De acordo com a proposta, após a aprovação da lei, ficaria proibida, no prazo de até seis anos, a circulação de carroças no município. Os condutores e suas famílias seriam inseridos no mercado de trabalho pelo Executivo. Em relação aos VTAs, o projeto prevê sua substituição por veículos de baixo impacto ambiental, não utilizando animais, para impedir possíveis maus tratos.

Segundo Pascoal, as questões levantadas pela lei são importantes. “São pautas latentes e que as pessoas dão cada vez mais atenção”, argumentou. Para ele, a implementação de uma legislação nesse aspecto seria benéfica para São Leopoldo. “O projeto reflete as políticas de bem-estar animal e possui um componente social e econômico levado em consideração. Sobre a mobilidade, a cidade de São Leopoldo possui  ruas estreitas, por isso, é uma questão a ser pensada”, ponderou.

O parlamentar leopoldense também visitou o gabinete do vereador Jaime da Rosa(PSB) e do presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch (PSB).

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - Reg Prof MTb/RS 7156