Parlamentares votam auxílio para mulheres vítimas de violência

A Câmara Municipal de Esteio recebeu, na tarde desta terça-feira (21), o projeto de lei nº 132/2016, do Executivo, destinado à abertura de crédito especial no orçamento do município no valor de R$ 114 mil. Os vereadores apreciarão a matéria em plenário ainda hoje. A verba deverá ser utilizada para a manutenção da Casa Abrigo Regional Jacobina Maurer, de Sapiranga. A entidade receberá mulheres vítimas de violência e seus filhos menores de menos de 12 anos das cidades de Sapiranga, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo.

Cada município contará com cinco vagas destinadas às mulheres e seus filhos. Os custos mensais para a manutenção do serviço serão de R$ 16,2 mil mensais. De acordo com a titular da Coordenadoria da Mulher de Esteio, Clóris Oliveira, a iniciativa é relevante por oferecer a possibilidade de retirar vítimas de violência de seus municípios.  “Às vezes, a medida protetiva não garante segurança. Como a casa não será identificada e possuirá segurança, as mulheres estarão mais seguras”, argumenta.

Em mensagem anexada ao projeto, a prefeitura ressalta que há cerca de 12 mulheres no serviço especializado, sendo que, destas, ao menos duas se encontram em situação de risco iminente com relação à violência doméstica. “Ressaltamos que a política de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher é compromisso de todos, Executivo, Legislativo e Sociedade Civil”, diz o documento. Com a aprovação do projeto por parte dos vereadores, a casa deverá ser inaugurada amanhã (22).

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156