Pascoal articula parceria entre Associação Brasileira de Incentivo à Ciência e escolas de Esteio

Na manhã de hoje (05), o vereador Leonardo Pascoal (PP) participou de reunião na 27ª Coordenadoria Regional de Educação, em Canoas, juntamente com a representante da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC), Larissa Gehlen. A conversa teve como intuito discutir a possibilidade de Esteio servir de projeto piloto em iniciação científica no âmbito das escolas estaduais. Com o projeto em execução, a ABRIC forneceria gratuitamente o periódico Scientia Prima, uma revista científica voltada aos estudantes do ensino médio. Esta publicação seria usada como recurso de sala de aula aos professores da rede estadual, servindo de subsídio à produção científica das turmas. A associação também ofereceria capacitações aos educadores, com o intuito de aperfeiçoar o uso da ferramenta.

Para o vereador Leonardo Pascoal, Esteio é uma cidade oportuna para a aplicação do projeto em função de seus contextos científico e geográfico. “Queremos que essa ideia seja implementada em Esteio em um primeiro momento, mas esperamos que haja um resultado positivo que possibilite uma expansão para outros municípios”, ressaltou. A coordenadora da 27ª CRE, Stela Steyer, elogiou a ideia e destacou que o trabalho realizado pela ABRIC é desenvolvido com seriedade. “Peço que levem adiante. É um projeto muito válido. Trabalhei muitos anos com projetos, é a melhor maneira das coisas acontecerem nas escolas”, disse. Ela esclareceu, contudo, que é necessário contato com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC) para que seja feito um cadastramento do projeto. Pascoal fará o contato com a secretaria para conversar sobre a possibilidade de aplicação do projeto nas escolas. “De repente, começa em Esteio e o Estado está envolvido”, destacou a coordenadora.

Por Marco Prass - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof. MTB/RS 7156