Presidente da Câmara participa de cerimônia de posse do comando da Guarda Municipal

15/03/2017 - O presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), participou na manhã de hoje(15), da cerimônia de posse do novo comandante da Guarda Municipal de Esteio, realizada em frente ao prédio administrativo da prefeitura. Na portaria de nomeação de João Ricardo Duarte de Matos, servidor de carreira, também estão incluídos quatro inspetores e quatro coordenadores do órgão, que conta, hoje, com 42 agentes. Da solenidade também estiveram presentes o vice-presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB); a 1ª Secretária da Mesa Diretora, vereadora Fernanda Fernandes (PP) e a vereadora Rute Pereira (PMDB).

Na oportunidade, o presidente da Câmara, em seu pronunciamento, parabenizou a atitude do Executivo. "Quero parabenizar a Prefeitura Municipal de Esteio, pela grande iniciativa de valorização da nossa Guarda Municipal, nomeando o Comandante, Coordenadores e Inspetores do quadro. Parabenizo também o nosso Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno e acredito que hoje estamos dando mais um passo a frente na segurança pública do nosso município", disse.

O prefeito Leonardo Pascoal destacou a importância do trabalho da Guarda Municipal. “Diante da crise que vivemos hoje, na segurança pública, nós temos duas possibilidades: jogar a responsabilidade no Governo Estadual ou agir. Nós optamos pela segunda alternativa, e estamos empregando todos os esforços para qualificar a Guarda Municipal de Esteio e atuar na segurança pública de nossa cidade”, afirmou. “Nós estamos reduzindo custos, diminuindo número de funcionários em cargos de comissão, mas vamos ampliar o efetivo da Guarda Municipal, para marcar maior presença nos bairros, nas comunidades, nas praças, nas escolas, nos postos de saúde.Tenho certeza que vocês farão um serviço que será reconhecido pela comunidade. Aliás, já é reconhecido, pois eu recebo muitas pessoas no Gabinete que elogiam o trabalho de vocês”, contou.

Também participaram da solenidade o presidente da Associação Estadual de Secretários e Gestores Municipais de Segurança e secretário de Segurança de Gravataí, André Brito; além de representantes da Brigada Militar, de entidades de Esteio e das guardas municipais de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Gravataí e Estância Velha.

Nova estrututura e trabalho
Com as posses, foi concluída a implantação de uma nova estrutura organizacional da Guarda Municipal, que, no início de fevereiro, passou a exercer um papel ainda mais ativo na segurança pública de Esteio com o Guarda Mais Presente, programa que ampliou a atuação dos agentes; Esteio conta com 42 agentes da GM, duas motos e três viaturas. Uma das viaturas realiza a ronda 24 horas, enquanto as demais atuam durante o dia, conforme roteiros pré estabelecidos. Cada veículo é responsável por cobrir cerca de 20 pontos base em todo o Município, que incluem escolas, praças e postos de saúde, onde permanecem de 15 a 20 minutos.

Empossados
Comandante