Presidente da Câmara prestigia VI Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Esteio

21/03/2019 - O presidente da Câmara de Esteio, vereador Euclides Castro (PP), além da vereadora Rute Pereira (MDB), prestigiaram ontem(20), no Clube América, a VI Conferência Municipal da Pessoa Idosa de Esteio, que teve como  temática “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”. Na oportunidade, mais de 150 idosos participaram de palestras e grupo de trabalhos, interagindo sobre as necessidades da comunidade dessa faixa etária.

Segundo o presidente, a conferência é um momento de extrema importância para a comunidade idoso e para toda a sociedade civil, que lutam pela garantia dos direitos este segmento da população. “É o momento para falarmos sobre as dificuldades no envelhecimento do idoso, discutindo como estão sendo enfrentados os desafios e como as políticas públicas têm atendido diariamente esta parte da comunidade. Neste espaço, nós temos vozes para educar a sociedade e reunir novas propostas em defesa de toda as pessoas idosas”, falou.

Em sua fala na abertura do evento, o prefeito Leonardo Pascoal apontou a necessidade de abordar os temas da terceira idade, tendo em vista o crescimento populacional nessa faixa etária. “Esse é um momento de debates e reflexões sobre o que temos e queremos oferecer para a população idosa da nossa cidade, que felizmente cresce a cada dia”, ressaltou. O prefeito aproveitou a conferência para anunciar a previsão de abertura do Centro do Idoso de Esteio, estimada para ocorrer no mês de maio. “Este espaço, que ficará na Vila Olímpica, será um local para o idoso brincar, jogar, assistir televisão e compartilhar momentos com outros idosos do município”, explicou Pascoal.

A palestrante Carmen Soares, que ministra uma oficina de teatro voltada a idosos, falou sobre a importância da realização de atividades para a qualidade de vida nesta idade. “Nós vemos diferentes situações na vida dessas pessoas. Muitas vezes eles chegam até nós e dizem que já não acreditavam que poderiam realizar coisas como subir ao palco e participar de uma peça. O importante é salientar que eles sempre podem fazer aquilo que sentem vontade. Essa é uma época de viver de novas formas e interagir com programações que façam bem para o físico e para o mental”, comentou a professora de artes cênicas.

No final do evento foram escolhidos os delegados e suplentes para a Conferência Estadual, que ocorrerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho. Participou, ainda, a secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara.

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Fonte: PME