Procuradoras da Mulher visitam Delegacia de Esteio

As vereadoras Fernanda Fernandes (PP) e Rute Viegas (PMDB), integrantes da Procuradoria Especial da Mulher, visitaram, durante a tarde de quinta (5), o Posto de Atendimento à Mulher, localizado na Delegacia de Polícia de Esteio. Elas foram recebidas no local pelo delegado André Luís Sperotto e a escrivã Tarine Ávila. As parlamentares tinham como objetivo verificar como funciona o atendimento à mulher vítima de violência no município.

Entre os assuntos abordados na ocasião estava a eventual possibilidade de se identificar um criminoso que seja reincidente. Por exemplo, um homem que tenha agredido a esposa e a mãe, em ocasiões diferente. Os policiais explicaram que o trabalho é feito manualmente, verificando o nome do agressor nos diferentes inquéritos.

Por outro lado, Sperotto explicou que o Posto da Mulher funciona de forma satisfatória, agilizando o atendimento às vitimas. Disse também que os inquéritos não costumam ficar acumulados, sendo, normalmente, emitidos dentro do prazo.

Porém, ressaltou que, além da parte puramente processual, é importante que sejam feitas iniciativas que visem a parte social do problema e deem suporte à mulher. O delegado declarou que as questões legais vão ser cumpridas pelos policiais sendo feita, se necessário, a prisão do agressor.

Atualmente, a Brigada Militar, a Polícia e a prefeitura têm diferentes iniciativas que visam a proteção da mulher, tanto na parte de repressão ao crime, como no apoio à vítima, incluindo as Patrulhas Maria da Penha, a Coordenadoria da Mulher e a própria existência de um Posto de Atendimento à Mulher. Porém, elas nem sempre são integradas. "Eu vejo que são ações isoladas, isso se perde um pouco e, às vezes, tratam do mesmo caso", afirmou Fernanda.

Tarine afirmou que o assunto deverá ser tratado em uma reunião que será realizada na Casa dos Conselhos, no próximo dia 20, na qual participarão todos os agentes governamentais e membros da sociedade civil que compõem a Rede de Proteção à Mulher.

As vereadoras afirmaram ter interesse em participar do encontro e também se puseram à disposição para ajudar a divulgar as iniciativas da Polícia visando a defesa da mulher. "É só vocês falarem conosco que a gente entra pedindo uma audiência pública", disse Rute.

Por Gustavo Santos - Reg. Prof. MTb/MG 14986