Professores recebem distinção da Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores lotou na noite de ontem(16) para a solenidade em homenagem ao Dia do Professor, comemorado no último dia 15. Ao todo, 48 profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino receberam uma distinção do Legislativo, por iniciativa dos vereadores Euclides Castro (PP) e Rute Pereira (MDB). Durante a cerimônia, conduzida pelo presidente da Câmara, Sandro Severo (PSB) e que contou com  a presença do secretário municipal de Educação, Marcos Dal´Bó e a secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara,  além dos vereadores Felipe Costella(MDB), Fernanda Fernandes (PP), Ari Zanoni (PSB), Leo Dahmer (PT), Luiz Duarte (PT) e Márcio Alemão (PT), os proponentes falaram da profissão, que também é exercida por eles.  Rute Pereira, professora aposentada, disse que é uma grande honra poder homenagear àqueles que são os mestres de todos os mestres. "O professor é a mais importante de todas as profissões, porque ele forma do médico ao engenheiro. Nenhuma atividade é tão essencial a sociedade como a educação. É por isso que o professor tem de ser cada vez mais valorizado e respeitado como um mestre", disse.

Já o vereador Euclides Castro, destacou o cotidiano da profissão. "Num primeiro momento se exalta a importância do ato de ensinar, de ajudar a construir e dividir o conhecimento. Fala-se da dignidade, dos desafios, do fato de que todas as demais profissões dependem e são estruturadas com base no trabalho de dedicados professores, e assim se sucedem as falas mais positivas e enaltecedoras possíveis. Porém, sabemos que no dia a dia de um professor a realidade é bem diferente. Quase desnecessário seria citar os desafios, mas não se pode ignorar certas situações. Um ambiente com alto grau de estresse, recursos limitados, falta de reconhecimento por parte de muitas famílias, falta de incentivo no crescimento da carreira, jornada de trabalho extensiva ao horário de trabalho, e assim segue uma lista de aspectos que demonstram o quão a profissão de professor não é respeitada e valorizada em nosso país", desabafou.

O presidente da Câmara, Sandro Severo, também falou sobre a magnitude da profissão e citou Augusto Cury: "Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida".

Em sua fala, o secretário de Educação, ressaltou que a administração vem fazendo um trabalho de valorização do professor. "Tomamos a iniciativa, como governo, em encaminhar para a Câmara de Vereadores para votação, o Plano de Carreira do Magistério, com avanços para a profissão, como forma de valorizar ainda mais nossos professores", salientou.

Já o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Higidio Dassi, aproveitou o evento para lançar a campanha visando resgatar o respeito aos professores. Através de bótons, a entidade, preocupada com a desvalorização do profissional, pretende reaver o prestígio e a respeitabilidade do professor junto à comunidade. "Neste primeiro momento vamos distribuir os broches com o emblema do magistério, para todos os profissionais da rede de ensino. Nossa proposta, que vai seguir com um espaço para salvaguardar o professor, é que eles sejam reconhecidos pela comunidade. Precisamos agir com rapidez, pois o professor precisa voltar a se sentir prestigiado", disse, entregando os primeiros bótons aos professores homenageados.

IMG_3574.JPGIMG_3578.JPGIMG_3583.JPG

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb/RS 7156