Profissionais de coleta de lixo poderão ser vacinados

Anteprojeto de Mário Couto propõe vacinação contra hepatite e tétano. Para passar a vigorar, a proposta precisa ser apreciada pelo Executivo e devolvida à Câmara.

Os funcionários do serviço de coleta de lixo deverão ser vacinados contra as hepatites A e B. Essa é a proposta de Mário Couto (PDT), conforme anteprojeto apresentado na noite de terça-feira (29), durante a sessão semanal da Câmara. A proposição foi enviada ao prefeito. Para se tornar lei, deve ser devolvida ao Legislativo e aprovada, posteriormente, pelos parlamentares.

A imunização dos colaboradores seria feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Além disso, os empregados do setor de limpeza urbana receberiam treinamentos com o objetivo de conhecer as formas de transmissão e prevenção das doenças acima citadas.

“Estes profissionais atuam, diariamente, em contato direto com resíduos que, muitas vezes, são mal dispensados e acondicionados e contêm inúmeros objetos perfuro cortantes”, afirmou o vereador Mário.

Por Gustavo Santos - reg Prof MTB/MG 14.986