Projeto contra violência nas escolas tramita na Câmara de Esteio

A Câmara de Vereadores de Esteio vai votar na próxima terça-feira, 12, o projeto de lei que pretende a instalação de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave´s) nas escolas municipais. A ideia, de acordo com o vereador proponente, Sandro Severo (PSB), é, num esforço comum, preservar e auxiliar as escolas do município frente à realidade que afeta alunos e professores: a integridade física e o patrimônio público.
             Conforme o projeto,  o objetivo é criar um canal de comunicação direto entre alunos, professores e pais para minimizar a situação de violência que vem refletindo, especialmente, na evasão escolar e repetência, causando até, danos psíquicos aos estudantes. Para o vereador, monitorar as condições de risco no que diz respeito a acidentes e violência, através de medidas preventivas, vai tornar a escola um lugar seguro. "Esteio está hoje entre as 20 cidades mais violentas do RS e devemos atuar na prevenção,  iniciando pelas escolas, local de formação do futuro cidadão", afirma. A medida também visa fixar ações que unam professores, alunos, funcionários e pais, na busca do bem comum. A proposta está tramitando pelas comissões permanentes da Câmara para liberação ao Plenário.
          À Cipave caberá o desenvolvimento do trabalho de prevenção de acidentes, não somente nas escolas, mas também no lar, no trânsito, na comunidade em geral, com o objetivo de estimular a mentalidade de prevenção. Entre as atribuições estão a identificação dos locais de risco escolar e arredores, através de mapeamentos; a definição da frequência e a gravidade dos acidentes e da violência escolar; averiguação das circunstâncias e causas dos acidentes nas escolas, entre outras prevista na matéria.    A comissão será composta por alunos, pais; professores; direção da escola e  funcionários.
Sandro Severo (2).jpg

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156