Projeto pretende instituir a honraria Policial Destaque do Ano

08/05/2019 - A Câmara de Vereadores de Esteio deve instituir nos próximos dias a honraria Policial Destaque do Ano. A ideia é do vereador Mário Couto(PDT) e foi protocolada nesta terça-feira, 7 de maio, no Plenário, e segue para avaliação das comissões permanentes. A  honraria deverá ser concedida anualmente conforme a proposta e será destinada a um integrante da Brigada Militar; um da Polícia Civil; um do Corpo de Bombeiros e um da Guarda Municipal. Os órgãos de segurança deverão encaminhar à Câmara de Vereadores, caso o projeto seja aprovado,  os nomes escolhidos e um breve histórico profissional e a indicação de suas qualificações,.

Entre as habilidades para receber a  honraria a ser concedida devem estar  o  cumprimento dos deveres de cidadão; Ia preservação da natureza e o meio ambiente; servir a comunidade, procurando, durante o exercício de sua função, sempre preservar a ordem pública e promover o bem estar comum;  ser justo na apreciação de atos e méritos dos subordinados; cumprir e fazer cumprir, dentro de suas atribuições legalmente definidas, a Constituição Federal, as Leis e as demais ordens legais das autoridades competentes, exercendo suas atividades com responsabilidade;  exercer suas funções com integridade e ética, seguindo os princípios que regem a administração pública, não sujeitando o cumprimento do dever a influências indevidas; procurar manter boas relações com outras categorias profissionais, conhecendo e respeitando os limites de sua competência, mas elevando o conceito e os padrões da própria profissão, zelando por sua competência e autoridade, entre outras atribuições.

A solenidade deverá ser realizada, preferencialmente, em data próxima ao dia 21 de abril, por tratar-se do Dia de Tiradentes, considerado o patrono da Polícia Brasileira. Na oportunidade, será outorgada uma placa e o Diploma da honraria Joaquim José da Silva Xavier.  Segundo o vereador Mário Couto, a honraria objetiva prestar homenagem aos profissionais de destaque na área de segurança pública municipal, como forma de reconhecimento e agradecimento.

Mário Couto.jpg

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 7156