Proliferação de mosquitos esteve em pauta na sessão de terça-feira, 10

 

A proliferação de mosquitos e a necessidade de limpeza dos arroios Esteio e Sapucaia estiveram em pauta na sessão da última terça-feira, 10. As solicitações de aplicação de inseticidas partiram dos vereadores Euclides de Castro (PP) e Fernanda Fernandes (PP). Conforme os vereadores, o Loteamento Verdes Campos e os bairros Ezequiel, Navegantes e São Sebastião são os locais mais afetados. Os documentos, aprovados pelo Plenário, seguem para o Executivo ainda nesta semana. 

Ainda durante a sessão, no espaço da Tribuna Democrática esteve o diretor da ONG Bem Estar Animal de canoas, Alex Szekir, que falou sobre cães comunitários. Já na Tribuna Popular, a presidente do Grupo Unir Raças, Odete Diogo, destacou os 10 anos da entidade.

No Grande Expediente, falaram os vereadores Mário Couto; Leo Dahmer, Luiz Duarte e Márcio Alemão. 

Confira os requerimentos desta semana:

O Vereador Ari Zanoni da Center s

 

 A bancada do PARTIDO DOS TRABALHADORES  solicita:

1)O envio de ofício ao Poder Executivo solicitando informações sobre o valor do Superávit Financeiro da prefeitura municipal apurando ao término da gestão fiscal 2016, tanto dos recursos livres como dos recursos vinculados.

 O Vereador Leo Dahmer solicita:

 1)O envio de moção de apoio aos trabalhadores e à diretoria da Função Piratini/TVE e FM Cultura, que voltaram ao trabalho nesta terça-feira (3), por via de uma liminar concedida pela Justiça.

2)Também pede o envio de ofício ao Poder Executivo, para que encaminhe a secretaria competente, solicitando que; Seja aplicado inseticida e larvicida em toda extensão do Arrio Esteio, principalmente nos locais onde há poças de água paradas como na vila Navegantes até a vila Ezequiel.

 A Vereadora Fernanda Fernandes solicita: 

1)O envio de ofício à empresa de transportes Real Rodovias, solicitando a possível redução no intervalo de tempo do ônibus “Metrô 3”, bem como o cumprimento e divulgação dos horários corretos dos ônibus “Linha Antena – Hospital” para a comunidade Jardim Planalto. É solicitado também que a empresa cumpra o Decreto N° 5.638/16 de 30 de novembro de 2016 que muda o itinerário na lotação “Linha 4”.

2)A Moção de Parabenização, a ser encaminhada à APAE Esteio, pela posse de sua nova diretoria.

 3)O envio de ofício, a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, solicitando a reposição da cobertura asfáltica sobre o buraco localizado na Av. Luiz Pasteur, em frente ao número 5071.

 4)O envio de ofício a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretario de Segurança e Mobilidade Urbana, solicitando a instalação de um redutor de velocidade na Estrada do Boqueirão, na altura do número 670.

5)O envio de ofício a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretário Municipal de Segurança e mobilidade Urbana, solicitando a sinalização de “Proibido Jogar Lixo” na Avenida João Paulo, esquina com a Estrada do Boqueirão.

6)O  envio de ofício a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com copia a Senhora Secretária Municipal de Saúde, solicitando a aplicação de inseticida para o combate aos mosquitos nas ruas do Loteamento Verdes Campos e do Bairro São Sebastião.

7)O envio de ofício, a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, solicitando a limpeza dos bueiros localizados no Loteamento Verdes Campos.

 8)O envio de ofício, a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, solicitando a eliminação da broca localizada na Avenida Alberto Pasqualini, esquina com a Avenida João Neves da Fontoura.

O Vereador Luiz Duarte solicita:

 1)O envio de ofício ao Poder Executivo solicitando informações sobre o por que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), não está realizando a entrega de cartas na Rua Travessa Guaíba.

 2)O envio de ofício ao Roberto Damasceno – SMSMU – solicitando informações referente a segurança do Parque Municipal Galvany Guedes e seu entorno, o qual não é possível a comunidade ocupar o mesmo para uso de lazer.

 3)O envio de ofício a RGE (AESSul), referente a travessa de passagem 09 – casa 56, bairro Esperança, que foi colocado um poste luz, o qual obstrui a via pública e a passagem de carros na mesma.

4)O envio de ofício ao Poder Executivo, referente ao espaço público que se encontra ocioso entre as Ruas Euclides da Cunha e São Leopoldo. Solicitando uma avaliação deste local, se haverá projetos de praças ou algo em beneficio da comunidade. 

5)O envio de ofício ao Poder Executivo solicitando a limpeza de um espaço público, localizado na Rua Paulo Pondes, bairro Campinas, em frente ao Campo do Amapla.

 6)O envio de ofício ao Poder Executivo solicitando informações sobre a continuidade das obras iniciadas no bairro Esperança. Apenas 03 ruas ficaram pendentes; Rua Florisnaldo de Matos, Francelino Viana e Taquara e demais travessas.

 7)O envio de ofício a Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, solicitando informações sobre as transmissões via rádio/televisão, de propagandas indiscriminada de medicamentos muitas vezes sem procedimento de liberação da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

8)O envio de ofício a Secretária de Meio Ambiente, solicitando informações sobre a casa localizada na Rua La Salle, 764, o qual foi colocado pelo morador segundo informações com aparo das ONGs, as casas para animais de rua em situação de risco na calçada.

 O Vereador Sandro Severo solicita:

 1)O envio de ofício a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, solicitando que seja analisado e feito um novo estudo técnico do valor das passagens.

2)O envio de ofício a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretário Municipal de Obras Viárias e Serviços Urbanos, solicitando a reposição da cobertura de boca de lobo localizado na esquina da Rua Silva Jardim com Ascendino Alves da Silva em frente ao número 447.

3)O envio de ofício a CORSAN solicitando que providencia a reconstrução do asfalto na Rua Wilson Gomes 112, no bairro Novo Esteio, cuja situação se formou devido a obra da CORSAN.

4)O envio de ofício a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, solicitando uma rampa de acesso para cadeirantes no canteiro central, localizado na Rua Presidente Vargas, em frente ao Clube Aliança.

5)O envio de ofício a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, solicitando a adequação da rampa de acesso para cadeirantes, localizada na Rua Presidente Vargas em frente ao banco Banrisul, local que deveria ser de acesso fica impossibilitado em dia de chuva, dificultando assim a passagem dos mesmos.

6)O envio de ofício a ser encaminhado ao Senhor Prefeito Municipal, com cópia ao Senhor Secretário Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, solicitando o conserto e a adequação da rampa de acesso para cadeirantes, localizada entre as Ruas Presidente Vargas e Engenheiro Henner de Souza Nunes, facilitando o acesso dos mesmos.

O Vereador Márcio Alemão solicita:

 1)O envio de ofício ao Secretário da Educação do Estado do Rio Grande do Sul Luis Antônio Alcoba de Freitas, com a finalidade de que seja repassado ao Município o campo localizado na Rua Rio Pardo, número 1187, Bairro Tamandaré, o espaço fica ao lado do Colégio Estadual Augusto Mayer.

 2)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal, solicitando informações a respeito das obras de drenagem na Rua Bento Gonçalves quanto ao cronograma de andamento da intervenção, os recursos já desembolsados – pagos para a empresa que está executando a obra, o total de recursos vinculado, e informações sobre a área em desapropriação onde irá desaguar a rede – quando foi desapropriado o terreno, bem como valores.

3)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal solicitando que determine à Secretaria competente que, faça a desobstrução e limpeza dos bueiros com hidrojateamento em toda a extensão da quadra na Rua Fernando Ferrari, - Centro.

4)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal solicitando que determine à Secretaria competente que faça a desobstrução e limpeza dos bueiros com hidrojateamento em toda extensão da quadra na Rua Soledade, número – Centro.

 5)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal solicitando que determine à Secretaria competente que faça a reposição da lâmpada no poste na Rua Edgar Piccioni esquina com a Rua Passarela – Bairro Pedreira.

 6)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal solicitando que determine à Secretaria competente que faça a desobstrução e limpeza dos bueiros com hidrojateamento, na Ru  m pá em frente aos números  60, 67, 76, 86,91.

 7)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal solicitando que determine à Secretaria competente que faça a desobstrução e limpeza dos bueiros com hidrojateamento localizado na Rua João Francisco Alves número 355, bairro Três Marias.

 8)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal solicitando que determine à Secretaria competente que, realize o conserto da broca localizada na calçada e o revestimento asfáltico de um buraco, ambos localizada na Rua Santana número 975, bairro Vila Esperança.

 9)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal solicitando que determine à Secretaria competente que, conserte a broca na calçada localizada na Avenida Padre Antônio Vieira número 47 AP. 101, bairro Vila Olímpica.

10)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal solicitando que determine à Secretaria competente que faça a limpeza da rede de esgoto pluvial e hidrojateamento na calçada

 11)O envio de ofício a CORSAN para que seja reparado o asfalto que a mesma deixou por fazer na Rua Luís Pasteur numero 8199, bairro Três Marias.

 O Vereador Mario Celente Couto solicita:

 1)O envio de ofício ao Executivo Municipal para que avalie a possibilidade de remeter, na forma de Projeto de Lei, o anteprojeto que “Dispõe sobre a criação de Restaurante Popular no Município de Esteio”.

2)O envio de moção de aniversário à Irmã Ana Garrafa que completou seus 90 anos no dia 05 de Janeiro.

 3)O envio de ofício ao Poder Executivo Municipal, e que este encaminhe aos setores competentes, a alteração no trânsito na região central da cidade, com o bloqueio do canteiro central situado na Avenida Presidente Vargas no cruzamento com a Rua Garibaldi.

4)O envio de ofício ao Poder Executivo Municipal, que solicite a secretaria competente para o aumento do número de refeições, “quentinhas” fornecidas pelo Centro POP aos moradores de rua.

5)O envio de ofício Poder Executivo Municipal, e que este encaminhe aos setores competentes, a alteração no trânsito na Avenida Presidente Vargas, sentido Esteio – Canoas, na divisa entre as cidades citadas, seja designado a faixa da direita como “à direita siga livre”.

6)O envio de ofício Poder Executivo Municipal, que solicite a secretaria competente para que sejam desobstruídas as bocas de lobos e que se verifique a tubulação na Rua Garibaldi com a Av. Presidente Vargas.

 A Vereadora Rute Viegas Pereira solicita:

1)O envio do ofício ao Senhor Prefeito Municipal e que este encaminhe aos setores competentes, providências sobre os banheiros públicos municipais, para que estes recebam a manutenção e conservação necessárias para estarem em condições de uso por parte da população.

2)ofício ao Senhor Prefeito Municipal e que este encaminhe aos setores competentes, explicações e justificativas técnicas que endossem as mudanças ocorridas na Av. Presidente Vargas e que trouxeram insatisfação da população e principalmente do comércio da região.

3)Ofício ao Senhor Prefeito Municipal e que este encaminhe aos setores competentes, para que analisem a possibilidade de interligação do sistema informatizado das Unidades Básicas de Saúde junto ao sistema de Fundação de Saúde Pública – São Camilo.

4) Ofício ao Senhor Prefeito Municipal e que este encaminhe aos setores competentes, informações a respeito dos procedimentos de castração animal ocorridas nos últimos seis (06) meses no Município.

 O Vereador Euclides Castro solicita:

1)ofício à Secretaria responsável, abertura de rampa de acessibilidade na Rua Pinto Bandeira esquina com a Rua Aurélio Porto, em frente à quadra esportiva da Escola João XVIII, bairro Três Portos.

2)O envio de ofício a Secretária responsável, colocação de tampa de bueiro situado na Rua Pinto Bandeira esquina com a Rua Aurélio Porto, em frente a Escola João XVIII, bairro Três Portos.

3) O envio de ofício a Secretária responsável, conserto de buraco no asfalto nos endereços: Av. Padre Claret em frente ao n° 2248 – Parque Amador. Rua Machado Lopes esquina com a Rua Fernando Ferrari – Centro. Rua Bento Gonçalves em frente ao n°1142 – São Sebastião.

 4)O envio de ofício a Secretária responsável, limpeza do bueiro situado na Rua São Luiz esquina com a Rua Ieda Nunes.

 5)O envio de ofício a Secretária responsável, providências junto às vilas e bairros próximos ao Arrio Esteio, em virtude do aumento exagerado de proliferação de mosquitos, que se tornou um caso de saúde pública.

 6)O envio de ofício ao Senhor Prefeito Municipal, ampliação na área coberta e revitalização nos pontos de ônibus junto à Estação Esteio e na Av. Dom Pedro, em frente a Praça do Expedicionário, bem como melhoria no aspecto qualitativo nos demais pontos de ônibus, no que se refere a proteção contra intempéries e assento para pessoas idosas.

 Por Terezinha Bobsin - reg Prof MTb/RS 7156